Vacinação contra a raiva está suspensa no Estado de São Paulo

  Osasco, Saúde

Olga Liotta
Imagens: Divulgação

A Prefeitura de Osasco, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, informa à população que a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos, promovida no mês de agosto pelo Ministério da Saúde, está suspensa.

A medida atende à determinação do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ocorre porque a situação epidemiológica da raiva (variante 2) no Estado de São Paulo está controlada. E também em virtude da pandemia da covid-19, já que é preciso evitar aglomerações.

De acordo com a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de SP (CIB/SP) nº 65, de 6/8/2020, o último registro de caso humano que contraiu a doença da raiva (variante 2 – contraída por cães e gatos) ocorreu no ano de 1997, e nos pets, em 1998. Desde então, todos os casos humanos registrados no Estado foram causados por variantes 3 de morcego hematófago Desmodus rotundus.

O Núcleo de Controle de Zoonoses de Osasco manterá apenas a vacinação de rotina no posto fixo, localizado na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1881, Jardim das Flores. Para o atendimento de vacinação de rotina serão disponibilizadas pelo Ministério de Saúde 100 doses mensais.

A vacinação ocorrerá apenas uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, mas para obter o serviço, o munícipe precisará fazer o agendamento antecipado no Núcleo de Controle de Zoonoses, por meio dos telefones: 3696-4272 / 3599-5088.

Serviço

Vacinação de rotina contra a raiva

Gratuita

Disponibilidade: 100 doses mensais

Atendimento mediante agendamento

A vacinação ocorrerá apenas uma vez por semana, sempre às quartas-feiras

Local: Núcleo de Controle de Zoonoses

Endereço: Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1881 – Jardim das Flores

Telefones: 3696-4272 e 3599-5088

Últimas postagens
combate às drogas Pular para o conteúdo