O prefeito de Osasco, Rogério Lins, publicou o decreto nº 12.176, de 6/9, criando o Programa Mundo da Criança, destinado ao atendimento pedagógico de crianças de 4 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias nas creches, que serão administradas pela Fito. De acordo com o decreto, a Secretaria de Educação elaborará um “Plano de Integração”, no qual estabelecerá parâmetros, diretrizes e o cronograma para implementação do Programa Mundo da Criança.

 

Serão administradas pela Fito as seis creches que encontram-se em estágio avançado de construção: Centro de Educação Infantil Santa Maria, Centro de Educação Infantil Vila Militar, Centro de Educação Infantil Vila Menck, Centro de Educação Infantil Jardim Veloso, Centro de Educação Infantil Primeiro de Maio e Centro de Educação Infantil Jardim Conceição. Também farão parte do programa, o Centro de Educação Infantil Zona Sul (Fito zona Sul) e o Centro de Educação Zona Norte (Fito zona Norte).

 

As unidades que serão entregues nos próximos meses integram o pacote de investimentos no setor. A administração já entregou quatro creches: Jardim São Pedro, Novo Osasco, Jardim Roberto e Vila Vicentina.

 

Entre as creches já entregues, a Creche Pedro Alves de Oliveira, no Jardim São Pedro, é considerada modelo em sustentabilidade, com destaque para iluminação natural, painéis fotovoltaicos para captação de energia solar, acessibilidade à pessoa deficiente, torneiras com temporizador, sistema de captação e reúso da água da chuva, alta taxa de permeabilidade no terreno e, ventilação cruzada.

 

Essas novas creches ampliam consideravelmente o número de vagas e ajudam a reduzir a fila de espera, uma das principais demandas no setor. Mas não é só isso. O prefeito Rogério Lins já anunciou outros investimentos na área de educação, como a substituição dos brinquedos dos playgrounds; instalação de lousas digitais; ampliação da grade com aulas de Espanhol; ampliação das escolas de período integral, entre outros.

 

“A educação é um dos pilares da nossa administração. Pensamos na formação das nossas crianças e as preparamos para os desafios que enfrentarão pela frente. O ‘Mundo da Criança’ é a realização de um sonho, pois são unidades com toda a infraestrutura e padrão ‘Fito’ de educação”.