Texto: Samuel Sanches
Fotos: Ismael Francisco

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Cultura, celebrou, durante o programa “Nossa História”, os 50 anos da 1ª Festa Popular da Música em Osasco, ocorrido em maio de 1968, no teatro do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. Na quarta-feira, 11/7, o programa reuniu no dispositivo do Calçadão da Antônio Agú, personalidades que organizaram e participaram daquele evento. Portanto, o hasteamento das bandeiras foi feito por pessoas de destaque na história política e cultural da cidade.

A bandeira do Brasil foi hasteada por Eduardo Rodrigues (Dudu), produtor cultural e autor da música vencedora, Valter Nogueira (Valtinho), intérprete da música vencedora, Amiraldo Pereira de Santana (o Sinho), integrante do festival, além de Ivani Collino, Yara Collino, ambas filhas do patrono do festival, Guido Colino, e o bombeiro OPS Carlos Alberto dos Santos. Já a bandeira do Estado de São Paulo foi erguida pelo artista plástico Joel de Godoy (jurado da época), sua esposa, a professora Mitico Wada de Godoy, Samuel Sanches, Edson Valentin, e José Capevila, que representaram o público do festival, além dos munícipes Francisco Gonzales e Manoel Barreto.

Participaram também Aparecida Sprogia e Cássia Sprogia, familiares de Heitor Sinegaglia, apresentador do evento em 1968.

Já a bandeira de Osasco foi hasteada por Guaçu Piteri, ex-deputado e prefeito de Osasco por ocasião do memorável evento cultural. Junto com o ex-prefeito, participaram o professor Nélio Wanderley Próspero, o chefe da Junta Militar de Osasco, Francisco da Chagas Lima e os filhos de ex-vereador Clóvis de Assaf (José Assaf e Jacir Assaf), Gustavo Mori e a viúva do apresentador Heitor Sinegaglia, Maria Rosa Sinegaglia.

O ator e produtor cultural Ricardo Dias, acompanhado pela professora Elizabeth Queijo, professor Marco Rosa e pelos filhos do professor Fernando Buonaduce (jurado do evento), Lídia e Cláudio Buonaduce hastearam a bandeira do Osasco Plaza Shopping, um dos principais apoiadores do programa “Nossa História”.

Por último, a a bandeira da 1ª Festa Popular da Música em Osasco foi erguida pelo ator e produtor cultural Ruben Pignatari, acompanhado pelos familiares Amália Laranjeira, João Pignatari, Cássio Pignatari, Bethania Pignatari, André Pignatari, Luciana Afonso Pignatari, Maria Luiza Afonso e Luiz Felipe Afonso.

O programa “Nossa História” é realizado pela Secretaria de Cultura, sob a coordenação do secretário Sebastião Bognar, e tem por finalidade resgatar valores e a história de Osasco e sua gente.

Por semana são duas cerimônias de hasteamento das bandeiras: às terças, às 8 horas, em frente à Prefeitura de Osasco, e às quartas em frente ao dispositivo do Osasco Plaza Shopping no Calçadão da Rua Antônio Agú.