Texto: Renato Ferreira

Fotos : Ivan Cruz

 

Nesse mês de dezembro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar,  promoveu a formatura de 3.400 alunos da rede municipal de ensino, que participaram do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), destinados aos alunos das quintas séries do ensino fundamental.

 

Na manhã de terça-feira, 5/12, aconteceu a formatura de 1.800 alunos de escolas da zona Sul da cidade e, na quarta-feira, 6/12, foi a vez de 1.600 alunos da zona Norte. 

 

O Proerd, que tem como lema "Nossas crianças de bem com a vida",  é um programa desenvolvido pela Polícia Militar, através de seu Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. É uma ação preventida da PM no combate às drogas.

 

O curso tem duração de dez semanas e consiste em palestras e outras ações realizadas pelos instrutores da Polícia Militar, num trabalho onde são inseridos professores,  alunos e familiares. No contato direto com os alunos, no ambiente escolar, os PMs dão orientações de como eles devem enfrentar e resisitr às drogas em todas as circunstâncias da vida. Os alunos aprendem como evitar o uso de drogas ilícitas e também são alertados sobre o perigo de outros vícios como do álcool e do cigarro. 

 

Zona Sul

A formatura do Proerd da zona Sul foi realizada no Ginásio da Fito Sul, onde compareceu um grande público formado por alunos, diretores, professores e familiares das crianças. Na abertura da cerimônia, após a apresentação do personagem símbolo do Proerd e de diversas músicas, todos cantaram o Hino Nacional, executado pela Banda de Música do CPA-M/8, sob a regência do Sargento Vaz.

Os instrutores, policiais preparados para essa missão e que criam grande empatia com os alunos, são o cabo Torres, cabo Braga e o soldado Gustavo. Na ocasião foi apresentado também o Proerd Kids, destinado aos alunos da primeira série.

 

Em sua fala, o  coronel José Marcelo Macedo Costa, comandante do CPA-M/8, agradeceu o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação. "O Proerd do Brasil é considerado o maior programa de prevenção às drogas do mundo. Mas, ele só tem esse êxito porque recebe total apoio de diretores e professores para a realização desse trabalho junto aos alunos".

 

Zona Norte

 

Na zona Norte, o evento aconteceu no 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE), no Jardim Piratininga e contou com a presença dos instrutores cabo Wagner Sierra, soldado Silvano e soldado Diego, além é claro, do mascote do Proerd: o Leão Daren.

 

O major Armando Paolillo Jr., comandante interino do 42º BPM/M, falou sobre os esforços de todos os envolvidos na realização dos eventos, agradeceu ao prefeito de Osasco, Rogério Lins, e a secretária de Educação, Ana Paula Rossi, pelo apoio, e ao coronel Vladimir Tadeu F. Júlio, comandante do 2º BPE, por ceder o espaço e a Banda do Exército. Enalteceu ainda a união e a força entre as polícias do Exército e Militar, para garantir a promoção de um evento tão grandioso e valioso como o Proerd na vida dos estudantes e familiares.

 

A cerimônia contou com outras atrações como exposição de diversas espécies de plantas carnívoras, como as sarracenias, nephenthes, droseras e pinguiculas; exposição da Cavalaria da Polícia Militar e de viaturas do Corpo de Bombeiros de Osasco, além de apresentações da Banda do 2º BPE, sob a regência do capitão Franco e do subtenente Rafael.

 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, marcou presença nas duas formaturas. Ele agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização do Proerd. "É um momento muito importante e feliz para nós participarmos de mais uma formatura do Proerd com os alunos da nossa rede. Agradecemos primeiramente a Deus por essa oportunidade e também a todos os diretores, professores e funcionários da Secretaria de Educação, como também à Polícia Militar por esse trabalho junto com nossos alunos, alertando-os sobre o perigo das drogas. Agradeço também ao 2º BPE, pelo apoio de sempre. Que vocês, crianças, possam ser muitos felizes colocando em prática tudo o que aprenderam no Proerd", disse Lins.

 

Ana Paula Rossi, secretária de Educação, reforçou a importância do programa. “Não podemos imaginar a dimensão do alcance de tudo o que os nossos alunos aprenderam com o curso do Proerd. Eles [alunos] são os verdadeiros multiplicadores de todo o aprendizado adquirido e, portanto, reforço a confiança depositada em cada um deles”, disse Ana.

 

Premiação

 

Além dos Certificados de Conclusão do Curso, as melhores redações sobre o Proerd foram premiadas e todos os alunos participaram do sorteio de bicicletas. Cada classe teve um sorteado que saiu feliz com o seu prêmio.

 

Ao final do evento, os alunos fizeram o juramento firmando o compromisso de dizer não às drogas e à violência. Na sequência, os alunos prestaram uma linda homenagem aos pais cantando, em ritmo coreografado, a canção “Cuida de Mim”, composta por Michael Sullivan e Carlos Colla. A música fala sobre amor, família, cuidado e aprendizagem entre pais e filhos.

 

Participam também do evento na zona Sul, a vice-prefeita de Osasco, Ana Maria Rossi; seu marido e ex-prefeito Francisco Rossi; os secretários municipais Ana Paula Rossi (Educação); Délbio Teruel (Esporte) e Elsa Oliveira (Assistência Social); os vereadores Daniel Matias e Régia Sarmento; Weber Wilson, diretor do Conseg Sul;  Carlos Roberto (Ouvidor Geral); Capitão PM Brandão (Comandante da 1ª Cia do 42º BPM); Capitão PM Adriano (Comandante da 3ª Cia do 14º BPM), e a Capitã Ana Paula, da Diretoria de Polícia Comunitária de Direitos Humanos da Polícia Militar.

 

Na zona Norte prestigiaram a cerimônia de formatura o sargento Maurici do 42º BPM/M, que foi mestre de cerimônia do evento no 2º BPE; capitão PM Paulo Gilberto Giordano (comandante da 2ª CIA do 42º BPM/M); tenente-coronel Humberto Leão (comandante do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri); major PM Eunice Rosa Godinho; coronel PM José Marcelo Costa, comandante do CPA/M-8; major PM Márcio André Silva Nunes (subcomandante do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri); capitão PM Brandão (comandante da 1ª CIA do 42º BPM/M); Ana Maria Rossi, vice-prefeita, os secretários municipais Valdeci Magdanelo (Segurança), José Carlos Vido (Saúde), inspetor Ubaldo, representando o Comandante da GCM Osasco, Raimundo Pereira Neto; os vereadores Dra. Régia e Toniolo; os assessores Luciano Marco e Sandro, representando o vereador Renato Bonin; Vitor Hugo, representando o vereador de Paula; os secretários adjuntos Deise Ventura (Assistência Social) e Fábio Grossi (Transporte), entre outros.

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, 300 - CentroCEP: 06023-901 - Osasco/SP

Telefone: (11) 3652-9456

E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Site: www.osasco.sp.gov.br