Texto: Talita Castro
Foto: Sergio Gobatti

Na quarta-feira, 13/3, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou a Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco (ACENBO), para assistir uma aula muito animada com os frequentadores: 18 senhoras e 1 senhor, do professor Ademar Gomes, que ministra as aulas de alongamento, ginástica rítmica e localizada. A mais nova aluna do professor Ademar tem 62 anos e a mais experiente 86 anos.

O professor disse ter aprendido muito com as senhoras japonesas, que mantêm a disciplina de horário e muita garra na prática esportiva. “Sou maratonista. Todos os dias, faça chuva ou faça sol, pratico minhas corridas”, confessou.

Rogério agradeceu muito a recepção e pelo convite para participar da aula. “Meninas e meninos, estou muito feliz em ver toda essa animação”, brincou. “A cultura oriental é um exemplo a ser seguido pela qualidade de vida, boa forma e disciplina, que inspiram muito a nós, os ocidentais. Vamos apoiar o Festival de Cultura do Japão (junho) como fizemos nos anos anteriores”, anunciou.

Lins aproveitou para informar que a Praça Tsu foi totalmente revitalizada. “Estava abandonada e sempre foi um importante cartão-postal da nossa cidade. Muitos casais a escolhiam como cenário para as fotos de casamento e voltarão a fazê-lo agora que ela está revitalizada e bem iluminada”, disse. O prefeito também elogiou o professor Ademar que dá exemplo e realiza sua função com amor.

ACENBO

É uma instituição sem fins lucrativos, que há mais de meio século cumpre a missão de preservar viva a cultura japonesa trazida pelos imigrantes, que chegaram no Brasil no início do século XX. Além dessa missão, a associação tem como objetivo cultivar a amizade entre seus associados através dos esportes, das artes, da língua e das festividades.

Atualmente, a ACENBO é membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo-SP) e da Diretoria Executiva da União Cultural e Esportiva Sudoeste (UCES). A associação tem participações ativas nas comissões especiais da Prefeitura de Osasco, sendo também representante da comunidade nipo-brasileira nas relações de intercâmbio entre a cidade de Osasco e sua cidade-irmã, Tsu, localizada na província de Mie no Japão.