Texto: Júlio Oliveira
Foto: Ismael Francisco

Na sexta, 29/9, a Prefeitura de Osasco, por meio do Portal do Trabalhador Centro, realizou durante todo o dia, ações do Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD), que promovem a inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho formal.

Nesta 4ª edição do Dia D, foram disponibilizadas 350 vagas de emprego e parceria com mais de 20 empresas, que realizaram seus processos seletivos na própria sede do Portal. Em Osasco, a ação teve apoio do gerente regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Ronaldo Freixeda, e da representante do INSS de Osasco, Sandra Maria Ferreira da Silva.

Segundo dados do IBGE de 2010 e de um levantamento feito para a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), que coordena as atividades do Portal do Trabalhador, 25,3% da população de Osasco é composta por pessoas com deficiência. No Brasil, essa população é de 45 milhões de pessoas.

Presente na abertura do evento, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, conversou com as pessoas que aguardavam atendimento e visitou algumas salas em que aconteceram os processos seletivos. Segundo Lins, “o acesso ao trabalho é uma bandeira de sua gestão e ver as pessoas alcançando seus objetivos é muito importante”. Além de destacar as atividades que seriam desenvolvidas durante o dia, o prefeito também agradeceu a parceria com as empresas que se mobilizaram ‘em prol de ambientes de trabalho mais inclusivos’”.

De acordo com Dulce Cazzuni, secretária de SDTI, esses números mostram a importância do tema e de “colocá-lo na agenda pública”. “Hoje, um quarto da população de Osasco vive com algum tipo de deficiência e essas pessoas precisam ter o seu direito ao trabalho garantido”, afirmou.

“O Dia D é importante para a conscientização e mobilização social em relação à situação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, mas essa população pode nos visitar de segunda a sexta, pois todo dia pode ser um recomeço para quem precisa de uma colocação no mercado”, completou Cazzuni, relembrando que o processo de intermediação de mão de obra acontece em todos os dias da semana.

Na fila de atendimento logo pela manhã, Natanael da Silva foi um dos que chegaram cedo e conseguiram uma carta de encaminhamento. Surdo, o jovem de 28 anos, que está desempregado há 6 meses, vai se candidatar a uma vaga de assistente administrativo.

Entrevistado com a ajuda de uma técnica de emprego apoiado, que fez a tradução simultânea para Libras, Natanael contou sobre as dificuldades que enfrenta e a vontade de voltar a trabalhar. “Muitas vezes as pessoas nos olham conversando em libras e ficam sem saber como agir, a comunicação ainda é um grande problema. Mas quero muito voltar a trabalhar para poder ajudar minha família”, relatou.

Até o fechamento desta matéria, às 15h30, 215 PcD já haviam sido atendidas. Conforme informações fornecidas pelas equipes de atendimento, os números finais só serão divulgados após as empresas efetivarem seus processos internos de contratação.

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP