Plataforma Digital lançada pela prefeitura atinge 139 mil acessos

Osasco
Texto: Kelly Cerqueira
Imagens: Leandro Palmeira

Plataforma Digital lançada pela Prefeitura de Osasco atinge 139 mil acessos. Neste período em que toda a rede municipal de ensino de Osasco vem adotando medidas preventivas com o objetivo de evitar a propagação da COVID-19 e zelar pela saúde e bem-estar de todos, uma das ações adotadas pela Secretaria de Educação tem representado uma oportunidade muito especial na rotina de alunos matriculados no Ensino Fundamental e de suas famílias. Trata-se do ambiente digital Ciência Hoje, onde os estudantes encontram centenas de conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças Digital, e que são acompanhados de jogos, vídeos, animações, desafios e outros recursos interativos.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, está seguro de que a estratégia de ter investido na construção de uma cultura digital na rede municipal de educação foi muito importante e está fazendo a diferença neste momento em que toda a comunidade escolar e a sociedade em geral precisam encontrar novas formas de transmitir informação e conhecimento. “Nossos professores já incorporaram a utilização dos conteúdos digitais para trabalhar com os alunos na escola e em casa com as famílias. Neste momento, isso se tornou uma grande vantagem, pois já temos a ferramenta e temos uma rede que está acostumada a usá-la”, explica.

O ambiente digital é fruto da parceria entre o Instituto Ciência Hoje (ICH), que há três anos desenvolve o projeto no município. As edições ofertadas no ambiente trazem assuntos ligados ao cotidiano dos estudantes e que são apresentados em uma linguagem adequada para o público infantojuvenil, a fim de despertar o interesse dos alunos e possibilitar que durante este período de isolamento social eles exercitem a exploração e a pesquisa de novas informações e conhecimentos.

Além disso, o uso do ambiente abriu portas para transformar a relação dos estudantes com a tecnologia ligada à aprendizagem. Os dados de acesso demonstram que os educandos estão acessando as revistas com grande frequência, e que o principal dispositivo utilizado para acesso é o celular. O ambiente digital também se adapta a outros tipos de dispositivos como o computador, notebook e tablet, e as suas configurações permitem que os usuários acessem rápido de acordo com a velocidade da conexão de internet de que dispõem.

Para o presidente do Instituto Ciência Hoje, Alberto Passos Guimarães Filho, é gratificante constatar o benefício que o projeto está representando para os educandos e suas famílias neste momento. “Esse projeto traria resultados plenos se colocássemos os conteúdos dentro dos lares dos alunos e numa plataforma que elas já estivessem acostumadas a interagir, e isso é o que estamos vendo acontecer agora”.

1.000 professores realizaram a Formação Continuada do Projeto Ciência Hoje

Segundo o secretário de Educação, José Toste Borges, os professores e gestores também aprimoram a formação com cursos online durante o período de isolamento. Além do ambiente digital do Projeto Ciências, os docentes têm todo suporte. Os mais de 2 mil professores que lecionam no Ensino Fundamental da rede têm acesso ao curso de EAD ‘Aprender por Projetos: um desafio estimulante’, que oferece aprimoramento profissional para os educadores na perspectiva de promoverem a renovação metodológica em sala de aula. “Cerca de mil professores já realizaram o curso e obtiveram novos conhecimentos que lhes permitem mobilizar e integrar as tecnologias digitais como um recurso e serviço da educação dos nossos alunos”, concluiu.

Para acessar a plataforma digital, alunos e professores deverão acessar a home do portal da Prefeitura, procurar por Carta de Serviços e clicar em “Projeto Ciências Hoje” no canto superior esquerdo, realizar o login e acessar os conteúdos. Ou clicando aqui