Texto: Marco Borba

Imagens: Ítalo Cardoso

Em reunião com moradores dos Jardins Elvira e Helena Maria, respectivamente na quinta e sexta-feira, 2 e 3/5, para anunciar as ações do mutirão “Amor por Osasco” em ambos os bairros, o prefeito Rogério Lins anunciou para o segundo semestre deste ano a reabertura da piscina do Centro Educacional Unificado (CEU) Zilda Arns e instalação de um Ecoponto na Avenida Walt Disney. A Prefeitura também vai estudar, a pedido de moradores durante as reuniões, a reconstrução do velório da zona Norte, na região do Helena Maria.

Iniciado pelo Jardim Veloso e Jardim das Bandeiras, o mutirão vai se espalhar por toda a cidade até o fim do ano, com poda de árvore, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo, recuperação de guias e sarjetas, remoção de entulho e sinalização viária, entre outros serviços.

Ao final das atividades em cada bairro será apresentado balanço das tarefas executadas. Rogério Lins tem acompanhado as atividades diariamente e conversado com os munícipes para ouvir sugestões.

“Vamos reabrir a piscina do CEU (Jardim Elvira) e contratar professores para a promoção de atividades culturais e esportivas. Já contamos com três Ecopontos na cidade e vamos ampliar para outras regiões. No Helena Maria também vamos fazer, porque além de manter a cidade limpa, esses locais para onde as famílias podem levar gratuitamente materiais inservíveis (sobras de material de construção, papel, papelão, vidro e eletrônicos, entre outros), ajudam a gerar emprego com a reciclagem feita em três cooperativas”, disse Lins.

Os Ecopontos já funcionam no Jaguaribe (Rua Fernando Miorim Filho, 150) e Novo Osasco (Rua Dr. Teodoro de Souza Brandão, 1.020), na zona Sul, e Jardim Mutinga (Avenida Ônix, 783), na zona Norte.

O mutirão também visa conscientizar a população. “É tarefa da Prefeitura promover a limpeza, mas também é preciso que as pessoas se conscientizem sobre seu papel e não jogar sujeira e entulho nas ruas e calçadas, que trazem riscos à saúde por conta da proliferação de ratos e escorpiões. O acúmulo de água também serve de criadouro para o mosquito da dengue. Todos temos de fazer a nossa parte”.

Os munícipes podem denunciar o despejo irregular de lixo e entulho pelo telefone 156. Quem for pego despejando sujeira nas ruas pode ser multado em até R$ 15 mil e ter o veículo apreendido.

O chefe do Executivo também tem aproveitado as reuniões para informar aos moradores outras ações da Prefeitura direcionadas a diversas áreas, como substituição de lâmpadas de mercúrio por LED (iluminam mais e consomem menos energia), contratação de 200 novos Guardas Municipais (dobrou o efetivo), aluguel de novas viaturas e motocicletas,  instalação de mais de 300 câmeras que, conectadas ao Detecta e ao Vigia Osasco, serão monitoradas no COI (Centro de Operações Integradas) e ajudarão a identificar veículos roubados, e a construção de 12 novas creches (quatro já foram entregues).