Texto: Talita Castro
Foto: Sérgio Gobatti
 

Na sexta-feira, 23/11, aconteceu o “Encontro da Rede Integrada”, reunindo psicólogos, agentes de proteção social e estagiário de defensoria. Realizado na Defensoria Pública de Osasco com apoio da Secretaria de Assistência Social e da Assistência Jurídica e Social de Osasco, o evento contou com a presença da titular da Pasta, Elsa Oliveira, e do defensor público e coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Osasco, Diego Vale de Medeiros.  

Elsa falou sobre o atendimento destinado às pessoas em condições de vulnerabilidade social. “Devemos ter prazer em ajudar essas pessoas em situação de rua. Na verdade, quando é feito com amor, a gente faz por prazer e não por obrigação”.

A secretária também falou sobre os programas e ações, entre eles o ‘Família Acolhedora’, que tem o papel de ajudar crianças e adolescentes moradores de rua. “Também apoiamos outras secretarias como a SDTI no Programa Operação Trabalho (POT), que ajuda essas   pessoas a serem inseridas na sociedade, através de trabalho. Também temos um espaço dedicado aos idosos: o CATI (Centro de Atendimento Terceira Idade). Quando a gente faz com amor e dedicação, a vida se torna mais leve”.

O defensor público e coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Osasco, Diego Vale de Medeiros, explicou qual é o nosso compromisso como seres humanos. “Devemos ser gentis. Em 13/11 foi comemorado o dia da gentileza, para nos lembrar que devemos ser mais gentis e expressar mais o amor entre as pessoas”.

O evento ainda contou com as palestras: “Defesa Integral às famílias na perspectiva do direito da criança e do adolescente”, com a defensora pública e coordenadora do Núcleo especializado da infância e juventude, Ana Carolina Schwan; e “Serviços e Benefícios Públicos às famílias na perspectiva do direito de todos nós, pessoas idosas e com deficiência”, com a coordenadora auxiliar do núcleo especializado do idoso e da pessoa com deficiência”, Daniela Skromov.