Osasco lança plataforma digital para alunos estudarem em casa

Osasco

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Marcelo Deck

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco lançou quarta-feira, 8/4, por meio de parceria entre a Planneta Educação e a Khan Academy, o site Escola em Casa, plataforma digital que disponibiliza atividades complementares aos alunos da rede municipal de ensino durante o período de recesso escolar, antecipado de julho para abril em função da pandemia do novo coronavírus.

O prefeito Rogério Lins explicou que a plataforma traz conteúdos para garantir a rotina de estudos dos alunos, uma vez que as atividades presenciais estão suspensas neste momento. “Além disso, a equipe de profissionais da Educação elaborou conteúdos pedagógicos e recreativos alinhados às competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que atendem a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”.

A página já está no ar e terá atualização diária para os estudantes das escolas municipais. O acesso ao site AQUI . O  usuário verá o banner “Escola em Casa” no canto superior esquerdo. Basta clicar na imagem para acessar a plataforma de conteúdo.

O Secretário de Educação, José Toste Borges, salientou que o site foi pensado de maneira dinâmica e interativa: “Assim que os alunos acessarem o ícone de conteúdo, visualizarão que na parte superior do site um menu divide as atividades pedagógicas por modalidade, onde cada opção direcionará o estudante ao material adequado à sua etapa escolar”.

Na aba Educação Infantil, as atividades estão divididas em “Aulas”, dedicadas a crianças até 5 anos. Já no Ensino Fundamental, há tarefas para alunos do 1º ao 5º ano, com disciplinas de Inglês, Arte, Português, Matemática, Ciências, Educação Física, Geografia e História.
Contudo, o site disponibiliza “Atividades Interativas”, bem como o acesso à plataforma especializada em matemática, da Khan Academy. Traz ainda dicas de notícias sobre ações educacionais, prevenção ao coronavírus, vídeos e ilustrações lúdicas.

O período de recesso escolar começou dia 1º/4 e se estende até 14 de abril, conforme prevê o decreto 12.420 de 31 de março, publicado no Diário Oficial do Município de Osasco.