Texto: Olga Liotta

Foto: Sérgio Gobatti

As obras do Novo Paço Municipal, no bairro do Bonfim, foram retomadas na segunda-feira, 19/2, como uma das atividades em comemoração ao aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa de Osasco. A previsão de conclusão do complexo é novembro de 2019.

 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou a retomada das obras e falou sobre a importância para a cidade. Ele estava acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, da deputada federal, Renata Abreu e demais autoridades.

 

“Esse prédio unificará todos os serviços públicos e valorizará ainda mais a região central, tão importante para a cidade. A grande maioria da nossa população, seja os que trabalham ou vivem aqui, passa por esse acesso que liga à Rodovia Castello Branco”, disse, referindo-se à localização do empreendimento, que está ao lado da Estação de Trem da CPTM e na avenida Fuad Auada, via de ligação com a Castello Branco e as marginais.

 

“Essa obra faz parte de um grande complexo de revitalização Central e não tenho dúvidas de que os moradores do Bonfim, do Conjunto Hervy, da André Rovai e do Centro ganharão uma nova cidade a partir desta construção. Novos empreendimentos serão instalados no entorno como um hospital particular, restaurantes, novos equipamentos privados, entre outros investimentos que valorização ainda mais o nosso município”, enumerou. “Gratidão a todos os que direta ou indiretamente contribuem significativamente  para o avanço da nossa Osasco e para o bem dos osasquenses”, destacou Lins.

 

Após o ato oficial, o prefeito saiu em comitiva com os presentes para visitar o andamento das obras e conhecer os pavimentos já erguidos. 

 

 

NOVO PAÇO MUNICIPAL

Sem custos aos cofres públicos, a obra trará inúmeros benefícios aos munícipes, como acessibilidade e uma grande praça de atendimento que concentrará todos os serviços municipais prestados à população, garantindo mais agilidade nos atendimentos e mais comodidade.

 

Outro importante avanço será a modernidade, já que a obra integra o projeto de revitalização da região central e do bairro Bonfim, por meio da Operação Urbana Consorciada Tietê II (OUC Tietê II), transformando amplamente estes perímetros urbanos.

 

O Novo Paço Municipal terá uma torre com 19 andares para acomodar os secretários municipais e Gabinete do Prefeito; Restaurante do Servidor; três pavimentos para a Câmara Municipal, com gabinetes do Poder Legislativo, plenário com 180 lugares para o público e instalações para oferecer suporte ao trabalho dos vereadores, como almoxarifado e salas de reunião. 

 

O prédio contará ainda com um amplo auditório, teatro com capacidade para cerca de 700 pessoas, dois subsolos com 500 vagas de estacionamento; área aberta para convívio, entre outras instalações.

 

 

Depoimentos

 

“Nós, da Método, temos muito orgulho de participar deste empreendimento. É um projeto icônico que vai trazer muita importância para a classe municipal de Osasco. Eu atuei como coordenadora de projetos nesta obra e continuarei com essa missão de fazer essa obra correr da melhor maneira possível, para entregar um edifício que seja plenamente usado pelo Poder Executivo, pelo Poder Legislativo e pela população de Osasco, dentro dos próximos 20 meses”, destacou a arquiteta e urbanista do projeto, Ana Bárbara Ivo da Fonseca, da empresa Método Engenharia, que estava acompanhada pela gerente de Engenharia da GBX, Lilian Munemasa

 

O vereador Toniolo, representando todos os vereadores, reforçou que o Novo Paço Municipal e a Nova Câmara são fundamentais para o crescimento e evolução de Osasco. “Tenho certeza que os cidadãos osasquenses, os nossos jovens e servidores ganharão muito com esse empreendimento que promete transformar essa região”, comentou.

 

 

Participaram do encontro, os secretários municipais Elsa Oliveira (Assistência Social), Bruno Mancini (Planejamento e Gestão), João Perez (Gabinete), Délbio Teruel (Esporte), Valdeci Magdanelo (Segurança), Cláudio Monteiro (Obras), Gelso de Lima (Relações Institucionais), Lau Alencar (Trabalho), Franz Felipe (Comunicação), José Carlos Vido (Saúde), Sérgio Di Nizo (Administração), Pedro Soreto (Finanças), Élio Salvini (Meio Ambiente), os secretários adjuntos Fábio Chirinhan (Administração), Luis Henrique (Planejamento e Gestão), Jorge Poio (Relações Institucionais), Fábio Grossi (Transporte e da Mobilidade Urbana), Paulinho Samba de Rua (Cultura); os vereadores Batista Comunidade, Daniel Matias, Josias da Juco, Ribamar Silva, Alex da Academia, Ni da Pizzaria, Pelé da Cândida, Ricardo Silva e Toniolo; Marcos Gonçalves, da Faculdade Flemer – unidade Osasco, entre outros.