Representantes da Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco participaram da Conferência Internacional de Intercâmbio em Xuzhou, na província de Jiansu, na China, entre os dias 26 e 28/4, e firmaram o compromisso de troca de profissionais nas áreas da Saúde e de Esporte e Recreação, entre as duas cidades irmãs: Osasco e Xuzhou, cuja irmandade teve início em 1999.

A conferência reuniu representantes de cidades do Brasil, Finlândia, Rússia e China, que participaram de reuniões bilaterais, onde foram tratados diversos protocolos de intenções entre as municipalidades.

Osasco esteve representada pelo diretor de Relações Internacionais, José Rodrigues Onetto, e pelo vereador Ralfi Silva, ambos recebidos pelo prefeito de Xuzhou, Zhuang Zhaolin, e pelo vice-prefeito, Xu Donghai.

Durante o encontro, Osasco estabeleceu a intensificação da cooperação entre as cidades nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico. Para 2019, quando a irmandade entre as duas cidades completará 20 anos, estão previstas duas visitas de delegações chinesas à Osasco.

Uma das primeiras iniciativas acertadas na reunião está ligada ao esporte, com a troca de técnicos de futebol enviados por Osasco, e o recebimento de técnicos de Tênis de Mesa e de Badmington, e de dois profissionais da área da Saúde, que trarão a experiência chinesa em tratamentos e cuidados da população mais idosa, com base na tradicional medicina chinesa, durante o período de três a seis meses. Em contrapartida, dois técnicos de Saúde de Osasco permanecerão este período na cidade de Xuzhou para capacitação e atuação no sistema chinês de saúde básica.

A cooperação na área da Educação deverá começar no segundo semestre de 2018 com a realização, simultânea, de duas exposições de desenhos confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino das cidades irmãs.

Da conferência, outros convênios de cooperação técnica ainda poderão surgir na área da Educação, com a LUT (Laaperanta University of Technology), na cidade de Laaperanta, leste da Finlândia, que acolhe, anualmente, alunos de graduação e pós-graduação de todo o mundo.

A participação da delegação osasquense na Conferência Internacional de Intercâmbio foi toda custeada pela Prefeitura de Xuzhou.

Conheça Xuzhou

Com uma área 163 vezes maior que Osasco, a cidade chinesa tem cerca de 2.600 anos de história. É a 36ª maior cidade do país e possui quase 9,5 milhões de habitantes em seus  distritos e condados. A cidade passa por um fenomenal crescimento, sendo considerada uma das mais importantes do entroncamento logístico da China. Pequim e Shanghai estão a apenas 3 horas de Xuzhou.

A indústria de máquinas e a agroindústria são seus principais setores de atividades. O patrimônio histórico e cultural de Xuzhou está entre os mais importantes da China. A cidade foi berço da Dinastia Han, a que mais influenciou a cultura das demais regiões chinesas e ainda continua influenciando.