Texto: Beatriz Fragata

De maneira notável, Osasco avança na pontuação do Programa Município Verde Azul e soma agora 54.68 pontos no ranking paulista. Com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios, o programa estimula a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

Para incentivar a prática dessas atividades, os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: Município Sustentável, Estruturação e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Fica evidente o comprometimento e empenho da Administração Pública com as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente em um trabalho alinhado ao programa estadual. Cabe ressaltar o empenho das pastas da Prefeitura que contribuíram desenvolvendo ações que permitiram alcançar o resultado tão almejado.

Diante disto, cada vez mais a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem claro para si que é necessário o engajamento de todas as áreas da administração para o cumprimento das diretivas e tarefas do programa, para que haja um bom desempenho do programa e garantia de certificação junto ao mesmo. Ações pensadas em conjunto promoverão melhor qualidade de vida à população e status de município inovador.

Mais informações sobre o Programa Município Verde Azul podem ser obtidas através do telefone: 3652-9107, ou do e-mail: dtea.sema@osasco.sp.gov.br.