Texto e fotos: Sueli Actum/Serel/ PMO

 

Completando o excelente desempenho que teve nas competições dos Jogos Regionais 2017, em São Bernardo do Campo, a atleta Viviane Oda Miranda, da equipe de Ginástica Rítmica (GR) de Osasco, conquistou o ouro individual com maças e por equipe no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, realizado em Guayaquil, no Equador, entre os dias 28 e 30/7.

 

A pontuação no Sul-Americano de 2017 no aparelho maças com 10,950 pontos ajudou a equipe a conquistar o campeonato Sul-Americano na categoria Infantil.

 

Agora Viviane Oda se prepara para representar Osasco em duas competições: o Campeonato Brasileiro Juvenil, entre 17 e 20 de agosto em Manaus (AM), e o Campeonato Brasileiro Infantil, em Vila Velha (ES), entre 19 e 21/9.

 

Sobre a atleta

 

Viviane Oda, que pratica a modalidade desde os 3 anos, atribui toda sua inspiração a irmã Vitória, também atleta da modalidade.

 

A evolução da atleta está comprovada em seu desempenho nos torneios em que participa onde apresenta resultados sempre melhores e, também, na sua determinação nos treinamentos intensos: são seis horas diárias de dedicação.

 

Viviane, a pequena notável, assim conhecida na GR por sua graça e talento, chegou em Osasco em 2013 com apenas 8 anos, já mostrando a que veio. Por Osasco, consagrou-se 3ª colocada no individual geral, campeã do aparelho arco, no campeonato Brasileiro Pré-Infantil, disputando com atletas de 10 anos, chamando a atenção dos especialistas da GR.

 

Entre 2014 e 2015 foi convocada para integrar a Seleção Brasileira Pré-Infantil e disputar o Campeonato Sul-Americano, por sua performance nos campeonatos Estadual e Brasileiro que a consagrou campeã nos dois anos, em 2014 pela conquista na categoria individual com arcos e por equipes. Já em 2015 foi campeã absoluta e no Sul-Americano e conseguiu ocupar o lugar mais alto do pódio em todos os aparelhos disputados.

 

Já em 2016, na categoria Infantil, foi campeã de um Torneio em Los Angeles e ainda conquistou o Estadual. No Brasileiro foi 3ª no individual geral e campeã na fita e bola e novamente convocada para o Sul-Americano, competindo com atletas mais experientes. Com sua apresentação somou pontos para que a seleção brasileira se tornasse campeã do Sul-Americano por equipes.

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP

Telefone: (11) 3652-9456

E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Site: www.osasco.sp.gov.br