A previsão é que até o final do ano aconteçam 40 pregões eletrônicos, número 4 vezes maior que o realizado nos 4 anos da gestão anterior

Texto: Ivany Soares

A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento Central de Licitações e Contratos (DCLC), realizou no dia 11/5 o primeiro pregão eletrônico de 2017. O objeto do certame foi a aquisição de gás liquefeito de petróleo, o popular botijão de gás, que é utilizado nas mais de 100 unidades escolares para o preparo da merenda, além de unidades de saúde e demais equipamentos da prefeitura.

Este é o primeiro de uma série de pregões eletrônicos previstos para acontecer este ano, de acordo com as determinações do prefeito Rogério Lins em adotar programas que aumentem a eficiência administrativa e a transparência dos atos.

"Atualmente são 17 licitações em andamento que serão definidas por meio eletrônico, além de 3 já publicadas para acontecer. A intenção é que até o final do ano sejam realizados mais de 40 pregões eletrônicos, o equivalente a quantidade que foi realizada pela prefeitura nos últimos 4 anos", disse Lins.

A eficiência da modalidade é comprovada pelos números. De acordo com o DCLC, o botijão de 45 quilos, comuns nas cozinhas das escolas municipais, foi publicado com uma estimativa de preços de R$ 288,17. Após 15 lances, o preço de encerramento foi de R$ 152,00, 53% a menos. Caso a Prefeitura consuma todo o saldo previsto na ata de registro de preço será uma economia de R$ 448 mil.

Para alcançar estes objetivos, a Prefeitura investiu na formação da equipe para prepará-la para o novo modelo de trabalho. Todos os pregoeiros renovaram seus certificados digitais e passaram por reciclagem. Ainda visando a modernização das práticas está previsto a aquisição de um Sistema Integrado de Compras, com recursos do Governo Federal, por meio do PMAT 2 (Programa de Modernização da Administração Tributária), do BNDES.

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP