Por: Kelly Cerqueira
Foto: Leonardo Barbosa

Educar pelo exemplo é um modo infalível de se obter sucesso na formação das crianças. Nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, os bons exemplos começam desde cedo.  Este é o caso, por exemplo, dos educadores de judô Adriano Lima Silva, Severina Marta Ferreira dos Santos e Shanon Aihar Nogueira, que atuam como mediadores no programa Eu Tenho Futuro – Mais tempo na Escola. Os três participarão de campeonatos internacionais de judô este ano e seus estudantes estão encantados com o sucesso deles.

“As crianças ficam fascinadas quando digo que eu vou lutar na China, no Campeonato Mundial; e em Porto Rico, no Campeonato Pan-americano. Sempre digo que essa conquista só foi possível graças a muita dedicação ao esporte e disciplina”, comenta Severina.

“Os alunos nos veem como referência tanto do ponto de vista do atleta quanto como referência pessoal. Por isso, sempre tento mostrar a eles que devem sonhar sim, e que para conquistar seus objetivos precisam ser dedicados e ter disciplina, respeito, entre outros valores que eu prezo em meu cotidiano e transmito para eles através do judô”, diz Shanon, que irá participar do Mundial de Judô na Itália, junto ao colega e também mediador das oficinas, Adriano Lima Silva.

Este ano 32 escolas municipais de ensino fundamental de Osasco contam com uma equipe de 17 atletas que representam o país em diversas competições nacionais e internacionais. Nas oficinas educativas oferecidas pelo projeto Mais Tempo na Escola, 3.300 crianças aprendem judô nas escolas onde estão matriculadas, no contraturno das aulas regulares.

Além das técnicas de artes marciais, os educandos desenvolvem habilidades socioemocionais – como disciplina e espírito de equipe e capacidade motora. Neste contexto, o Sensei (palavra japonesa usada como um título honroso para tratar com respeito a um professor ou a um mestre) ensina ainda aos estudantes a importância de respeitar os próprios limites e saber lidar com as derrotas.

No programa Eu Tenho Futuro – Mais tempo na Escola os alunos podem aproveitar também oficinas de jogos de tabuleiro, futsal, jogos cooperativos, capoeira, jogos de raciocínio lógico, jogos de linguagem, inglês, interação digital, teatro, dança e música.

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro