Drive Thru da vacinação atrai milhares de idosos em Osasco

Osasco

Os três pontos Drive Thru para vacinação de idosos a partir de 60 anos em Osasco, que funcionaram nessa quinta, das 10h às 15h, atraíram milhares de pessoas. As filas de carros para o Drive Thru no estacionamento da prefeitura começaram a se formar às 6 horas, mesmo diante da informação que os pontos atenderiam a partir das 10h.

“Estão todos com medo. Muitos acreditam que a vacina evita o coronavírus”, disse José Carlos Batista, 72, que buscou a imunização contra a gripe. Acompanhado do filho e da esposa, Ana Clélia, ele disse que gostou da novidade. “Nem fiquei cansado! Estou o tempo todo sentado e conversando com meu filho”.

Dona Marilda Gonçalves, 67 anos, aproveitou a companhia da filha. “Com esse isolamento tá difícil até ver a família. Hoje deu para matar a saudade da minha filha e vir tomar a vacina. Não pensei que vinha tanta gente: será que estão com medo? Ou todo ano é assim?”, questionou. Marilda sempre recorreu à UBS próximo de sua casa, mas, neste ano, a filha fez questão de trazê-la ao Drive Thru. “Acho que é mais seguro”, disse.

A implantação do Drive Thru visa justamente evitar a exposição desnecessária dos idosos, tanto no transporte público quanto nas ruas. A Prefeitura implantou o sistema pela primeira vez na segunda-feira, 23/3, no primeiro dia da campanha, mas houve uma procura muito além da demanda. Num único dia foram imunizados 21.5 mil pessoas no Drive Thru e nos outros pontos de vacinação, como as UBSs e o CAI.

“Decidimos ampliar o Drive Thru para outros dois locais, Fito zona norte e Fito zona sul, além do estacionamento da Prefeitura para atender um número maior de idosos, com conforto e segurança”, disse o prefeito Rogério Lins, que ficou na Fito zona norte acompanhando a campanha e conversando com os idosos, a distância.

O sistema de Drive Thru deve seguir em funcionamento nesta sexta-feira, 27/3, nos três locais: estacionamento da prefeitura, Fito zona Norte (Avenida Graciela Flores Piteri, Jardim Piratininga, próximo ao Hospital e Maternidade Municipal Amador Aguiar) e Fito zona Sul (Rua Camélia, 26, Jardim das Flores), das 10h às 15h.

A vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus. O Ministério da Saúde decidiu antecipá-la como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno.

PRÓXIMAS ETAPAS

A 2ª etapa de vacinação será no dia 16/4 e atenderá professores de escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento, que poderão procurar as UBSs.

No dia 9/5 será realizada a 3ª e última fase da campanha para o público infantil, que será atendido no Centro de Referência Edmundo Campanhã Burjato, no Cipava. Gestantes e puérperas serão atendidas na Maternidade Amador Aguiar, no Piratininga. Os demais grupos, nas 29 UBSs disponíveis.