Arquivo Secretaria da Cultura

Imagens: Inácio Loiola

O Dia Mundial da Dança, maior evento do segmento, realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Cultura, no sábado, 4/5, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18, mobilizou mais de 2,5 mil pessoas em mais de 12 horas de evento, com apresentações de dança, aulas, palestras e diversas atrações.

Foram mais de 90 apresentações de escolas de dança da cidade, companhias, tanto individuais quanto coletivas, contabilizando mais de 900 dançarinos se revezando no palco montado para o evento. Além dos espetáculos proporcionados pelas apresentações, aconteceram, simultaneamente, 46 aulas de dança divididas em oito salas. Uma das novidades para os profissionais e interessados no mercado profissional da dança foi a palestra ministrada pela Aliança dos Profissionais de Dança e a Casa do Empreendedor com o tema: “Dança e o mercado de trabalho”.

No local, que atraiu mais de 2,5 mil pessoas, foi montada uma Praça de Alimentação com mais de 20 barracas e cardápio diversificado, além da Feira de Artesanato com mais de 30 expositores. Outra novidade nessa edição foi o espaço de estandes disponibilizados para academias e companhias de dança exporem seus materiais e darem informações aos interessados.

O Dia Mundial da Dança arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. Para a realização do evento, a Secretaria da Cultura contou com apoio das demais secretarias municipais.

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) distribuiu mais de 70 mudas de árvores frutíferas e, em seu estande, forneceu informações para a população sobre projetos importantes para o meio ambiente que acontecem na cidade, como o Biodiesel, Arboriza Osasco, Osasco Recicla e Adote uma Árvore. A SEMA também levou para o Centro de Eventos, uma mostra especial das orquídeas, que fazem parte do Orquidário do Parque Chico Mendes, além de mesas e outros materiais produzidos com pneus recicláveis.

A Secretaria de Saúde marcou presença com profissionais e alunos da Escola de Enfermagem Clara Luz, atendendo mais de 70 pessoas com aferições de pressão e prestando informações sobre saúde e bem-estar. A participação da Sabesp foi essencial, distribuindo mais de 1.000 copos de água de 200 ml.

O Dia Mundial da Dança ainda contou com o apoio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), vinculado à Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana, Secretaria de Segurança e Controle Urbano e da Polícia Militar. As secretarias de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL) e Secretaria de Assistência Social (SAS) realizaram a abertura do evento, com apresentações e aulas ao longo do dia, e a Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), que cedeu os ônibus para o transporte das crianças do CEU Yolanda até o Centro de Eventos Pedro Bortolosso.

Para finalizar as 12 horas de atração, o evento contou com um baile de dança de salão com participação da Bateria 18k e o DJ Renatinho.