Fotos: Karla Boughoff

 

A “Semana da Juventude” de Osasco, realizada pela Coordenadoria da Juventude (CJ), órgão pertencente a Secretaria de Relações Institucionais, teve início no dia 6/8 e encerrou as atividades no dia 12/8. Com o objetivo de aproximar a juventude osasquense do poder público, foram promovidas diversas ações e debates em várias frentes.

Na abertura do evento, em 6/8, houve o Encontro Geek, com oficina de grafite, exposição da HQteca da Coordenadoria, máquinas de fliperamas, campeonato de game PES e jogos de RPG.

Já no dia 7, a 2ª Edição do Cafeminista, realizada na Escola de Artes, reuniu mulheres, trabalhadoras e estudantes para debater sobre o empoderamento e o papel da mulher na sociedade. O encontro contou com a participação de diversos nomes de diferentes movimentos sociais e de mulheres, tais como Giovana, representando a UEO (União dos Estudantes de Osasco), Luma Gonçalves (Levante Popular da Juventude), Keith Cristina (União da Juventude Socialista e União Brasileira de Mulheres) e Zélia (Secretaria de Assistência Social).

O Seminário: “Direitos da Juventude”, realizado no Espaço Cultural Grande Otelo, no dia 8/8, teve como objetivo informar aos jovens sobre os seus direitos. Os temas abordados foram: Identidade Jovem (ID Jovem), Casa do Universitário, Empreendedorismo Jovem e Direitos da Juventude. Estiveram presentes Rosemeire (representante estadual do ID Jovem da Secretaria Nacional da Juventude), Jair (representante da Casa do Universitário), Eduardo Albuquerque (palestrando sobre Empreendedorismo), Carlos Henrique Pereira e Felipe Madruga, que falaram sobre Direitos da Juventude.

O debate sobre as conquistas do movimento LGBT, a violência, os retrocessos que estão sofrendo neste último período e o empoderamento LGBT ficou a cargo do Encontro LGBT, promovido no dia 9/8, no Clube Hortência. A roda de conversa contou com a presença de Drag Tiffany, Ane Sarinara (Coletiva), Luana Barbosa, Jonathan Silva (União Nacional LBGT-UNALBGT), Dennis Ramos (Comissão de Atenção a Diversidade Sexual e Gênero-CAD), Gabriela Diniz (União dos Estudantes de Osasco) e Alessandra Lopes (DumDum), representando a Associação das Transexuais e Travestis de Osasco (ATTO).

No dia 10/8, Dia do Estudante, ocorreu o 12º Encontro de Grêmios da UEO, na Escola de Artes. O evento reuniu grêmios das escolas do município para debater a dificuldade que enfrentam dentro de suas escolas. Na ocasião foi anunciado o 12º Congresso da UEO, onde será eleita a nova direção para o próximo ano.

Encerrando a Semana da Juventude, o Festival Utopia, realizado no sábado, 12/8, no Campo de Vila Izabel, permitiu um momento de lazer e encontro com jovens de diversas frentes, além de artistas locais e autoridades.

Segundo a equipe da Coordenadoria da Juventude, o evento superou as expectativas de todos e o objetivo de conscientizar o jovem de que há um órgão público responsável por fazer políticas públicas especificamente para a juventude foi alcançado.

A Coordenadoria da Juventude fica na Rua José Bacareli, 78, na Vila Campesina. As portas estão abertas aos jovens. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Mais informações sobre as atividades oferecidas na CJ, basta ligar no telefone (11) 3699-0513.

 

Secretaria de Comunicação Social
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP

Telefone: (11) 3652-9456
E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br
Site: www.osasco.sp.gov.br