Texto: Talita Castro

Imagem: Jonathan Augusto

 

Na sexta-feira, 25/5, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou da cerimônia em homenagem ao cabo PM Cláudio César de Souza, no 18º Grupamento de Bombeiros. Falecido durante atendimento a uma ocorrência, o cabo emprestará seu nome à rua onde fica o 18º GB. A cerimônia foi acompanhada pela esposa do cabo, Cristiane de Souza, seus filhos João Guilherme de Souza e Miguel de Souza, a tia Antônia Pereira de Souza, e o primo, também cabo, José Roberto. À esposa, o prefeito entregou uma placa e flores.

 

Na solenidade, marcada pela emoção, o prefeito agradeceu a família do homenageado e falou sobre a figura de super-herói. “Miguel, filho de Cláudio, me perguntou o que é um super-herói e eu lhe disse: seu pai foi um super-herói, que ficará eternizado nos corações de todos nós. Hoje prestamos uma justa homenagem a uma pessoa que tanto fez por nossa cidade”, disse.

 

O tenente-coronel Humberto Cesar Leão, comandante do 18º GB, disse que a homenagem trouxe mais brilho ao quartel. “A rua agora tem o nome de um herói. Um herói de verdade. Eu só tenho a agradecer por esse momento e todos que apoiaram essa homenagem”.

 

Além do nome do cabo eternizado na placa da rua do 18º GB, a área externa da unidade ganhou uma estátua de um bombeiro uniformizado, representando toda a tropa, confeccionada pelo cabo PM Paulo Marcos Abranches de Faria.

 

Prestigiaram o evento, os secretários Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Adilson Custódio Moreira (Segurança e Controle Urbano), João Perez (Chefe de Gabinete) e Osvaldo Verginio (Transportes e da Mobilidade Urbana); os secretários adjuntos: Cintia Clementino (Habitação), Renata Poletti (Comunicação) e Fabio Chirinhan (Administração); os vereadores Ralfi Silva, Daniel Matias, Cláudio da Locadora, Josias da Juco, Alex da Academia, Batista Comunidade e Edmaeu (representando o vereador De Paula); o Bispo Nunes (comandante da Anjos da Guarda Mirim), Inspetor Raimundo (Comandante da Guarda Civil Municipal), Fagner Ferreira Soares (Delegado de Polícia Civil, Tenente Fabrete (Comandante do Posto de Bombeiros), Capitão Venâncio (Comandante da 1ª Cia do 33º BPM/M-Carapicuíba), Carlos Alberto (bombeiro líder do Osasco Plaza), Pedro Calixto (representando o Shopping Osasco Plaza), cabos José Roberto de Souza e José Ricardo Tonchaca, major Danilo (subcomandante do 18º GB), major Adriano (subcomandante do 4º GB, representando o coronel Higino, comandante do 4º GB), major Paolillo (42º BPM/M, representando o tenente-coronel Jairo, comandante do 42º BPM\M), major Maurício Mota (subcomandante do 14º BPM\M), capitão Mattos (comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros/Osasco), capitão Paulo Henrique Cursage (2º BPE), capitão Hygor Cherman (22º Depósito de Suprimentos, representando o coronel Edalmo – chefe do 22º Depósito de Suprimentos), e o capitão Elcio do Nascimento (14ºBPM\M).     

 

 

Cabo Cláudio César

O então soldado PM Cláudio César de Souza pertencia ao efetivo de prontidão Azul do 18º Grupamento de Bombeiros, unidade na qual serviu por 18 anos. Em seu prontuário existem 15 elogios, com as seguintes condecorações: láurea do mérito pessoal em 5º grau e medalha valor militar em grau bronze