Texto: Felipe Pizzi
Fotografia: Gustavo Souza

 

O início do ano letivo provocou reflexão nos educadores da Rede Municipal de Ensino. Isso se deve a série de palestras organizadas pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação.

Intitulado “Eu tenho futuro – Escola de Educadores”, o projeto ocorreu nos dias 4 e 5/2 em três locais: Centro Municipal de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – Reducar e Teatro Municipal Glória Gíglio, onde reuniu cerca de cinco mil docentes.

Profissionais renomados de divergentes áreas de atuação contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores, tudo, a partir de diferentes visões e experiências compartilhadas, além de explorar novas concepções para a base pedagógica das escolas.

Durante o encontro, o Secretário de Educação, José Toste Borges, enfatizou toda sua admiração aos professores da rede municipal: “Sou eternamente grato, a cada um de vocês. Os docentes estão realizando um trabalho excepcional e muito competente para educação do município”.

Ao final das palestras foram distribuídos certificados de participação. O projeto “Escola de Educadores” realizará diversos cursos formativos no decorrer do ano letivo.

Confira a programação e os palestrantes participantes:

Isa Minatel: Pedagoga, psicopedagoga, master em Programação Neurolinguística e docente em graduação e pós-graduação

Palestra 1 – Educação emocional em contexto escolar - (04/2 - Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – O mundo sob a perspectiva do aluno - (04/2 - Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – 14h30 às 16h30)

 

Dill Casella: Engenheiro pós-graduado em Marketing, especialista em Desenvolvimento Gerencial, Empreendedorismo e professor de pós-graduação;

Palestra 1 – Eu faço a diferença! - (05/2 - Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – Criatividade e inovação: despertando a personalidade criativa - (05/2 - Colégio Nossa Senhora da Misericórdia – 14h30 às 16h30)

 

Diana Tatit: Doutora e mestre em Educação, com graduação em Letras e docente de graduação em pedagogia

Palestra 1 – Contação de Histórias: laços afetivos entre quem conta e quem escuta - (05/2 - Teatro Glória Gíglio – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – “Aluno difícil”: Por quê? Para quêm? Um olhar para a educação escolar contemporânea a partir da relação professor-aluno (05/2 - Teatro Glória Gíglio – 14h30 às 16h00)

Apresentação do grupo: Tiquequê - (05/2 - Teatro Glória Gíglio – 16h00 às 16h30)

Junior Cadima: Pedagogo, especialista em psicopedagogia, em neurociência aplicada à Educação e em psicomotricidade educacional e pós-graduando em neuropsicologia aplicada à neurologia infantil;

Palestra 1 – Música, Psicopedagogia e Movimento: pontes para a inclusão - (04/2 - Centro de Formação – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – Recursos musicais e sonoros para educadores - (04/2 - Centro de Formação – 14h30 às 16h30)

Gabriel Perissé: Pós-doutor em Filosofia e História da Educação e mestre em Literatura Brasileira e bacharel em Letras

Palestra 1 – A aula inesquecível: O que é a qualidade educacional? - (04/2 - Teatro Glória Gíglio – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – Educação e Humor: o riso reflexivo - (04/2 - Teatro Glória Gíglio – 14h30 às 16h30)

João Rilton: Especialista em neurociência e inovação aplicada à educação, psicanalista clínico, máster trainer em Programação Neurolinguística, e coordenador de cursos de pós-graduação em Educação Socioemocional, Arte e Educação, Educação Infantil, Metodologias Ativas e Inovação na Educação.

Palestra 1 – Música e Neurociência na sala de aula - (05/2 - Centro de Formação – 8h30 às 10h30)

Palestra 2 – Neurociência e Comunicação Emocional: ingredientes para nova educação - (05/2 - Centro de Formação – 14h30 às 16h30).