Texto: Talita Castro
Imagem: Sergio Gobatti

 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou na quarta-feira, 9/1, as obras do Albergue do Jardim Rochdale, na zona Norte. O novo equipamento está pronto, dependendo do mobiliário para ser entregue à população. Também participaram da visita, os secretários adjuntos Geraldo Leite (Serviços e Obras) e Deisi Ventura (Assistência Social), além da diretora de Proteção Especial, Danielle Silva Bueno.

 

O novo albergue terá capacidade para cem pessoas. No local, os albergados terão banho, refeição e poderão pernoitar. O serviço funcionará 24 horas e contará com 10 educadores sociais, que cuidarão do cadastro, da fila e do encaminhamento para atendimento psicológico, quando necessário.

 

O Albergue do Rochdale dispõe de 36 salas, distribuídas em dois prédios, já que é dividido entre anexo masculino e feminino. Os prédios têm dois pavimentos cada com oito banheiros, dos quais quatro são para deficientes; uma ampla cozinha com refeitório, além de sala de televisão e lavanderia com lavadora e secadora. A novidade do equipamento fica por conta da aceitação de famílias em situação de rua. Nesse caso, se tiverem crianças, elas ficarão na companhia das mães. Por conta disso, o anexo feminino terá também uma brinquedoteca.

 

Nos fundos do terreno será criado o espaço PET para que os futuros albergados possam levar seus cães. Cada animal terá seu próprio espaço. A Secretaria de Assistência Social atuará em parceria com o Departamento de Fauna e Bem-estar Animal (DFBA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), para oferecer castração e vacinação. Na frente do imóvel há um espaço destinado às carrocinhas dos usuários.