Moradores do Vicentina recebem títulos de propriedade

Habitação

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco entregou na quarta-feira, 23/2, 100 títulos de propriedade de imóvel aos moradores do Jardim Vicentina. A entrega faz parte das comemorações de aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Os títulos são resultado da regularização fundiária da área, uma das últimas etapas da urbanização do Jardim Vicentina, realizada em parceria com o governo federal.

O prefeito Rogério Lins fez a entrega juntamente com o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, o secretário municipal de Habitação, Pedro Sotero, e o secretário de Governo, Sérgio Di Nizo.

“É um momento muito especial para os moradores. Muitos estão há mais de 20, 30 anos aguardando esse documento. A maior preocupação de um pai e de uma mãe é saber que se um dia não tiver mais junto com os seus, vai deixar tudo documentado, tudo certinho para que seus herdeiros possam continuar e seguir sua vida com segurança”, disse o prefeito, que também entregou placas de homenagem ao ministro e ao secretário nacional de Habitação.

O ministro elogiou as parcerias realizadas entre o governo federal e a Prefeitura de Osasco, citando também as obras, em andamento, de urbanização integrada do Rochdale, que já mostram resultados positivos no combate às enchentes.

“Sabemos que você faz um trabalho com racionalidade e foco, por isso ficamos muito tranquilos em colocar recursos públicos do Governo Federal nas suas mãos. Eles se transformam em obras e serviços para a população”, afirmou, dirigindo-se ao prefeito Rogério Lins.

A entrega dos 100 títulos corresponde à primeira etapa do processo de regularização fundiária do Jardim Vicentina. Ao todo, 865 moradores receberão títulos de propriedade.

A secretaria também realiza outras obras no bairro, incluindo reforma da quadra poliesportiva, implantação de playground e academia ao ar livre, uma horta urbana e a construção de um Centro Comercial com seis boxes.

Para a moradora Nailza Jesus da Silva, a entrega do título é a realização de um sonho. “Agradeço a Deus e ao prefeito a concretização desse sonho. São 40 anos esperando e hoje tenho a garantida da minha residência”.

Com mais essa ação, a Prefeitura soma mais de 5.500 títulos entregues, dentre eles 1.000 às famílias do Copromo e 300 na Vila Isabel (Jardim Conceição), no final do ano passado.

Também foram beneficiadas as áreas CR (no Bela Vista), CA (no Baronesa) e Ônix (na Vila Ayrosa). Atualmente, estão em andamento processos de regularização nas áreas Montalverne, ABAS e Colinas D’Oeste (setores A e C).

Outras 2 mil regularizações atenderão moradores dos Portais e Colinas D’Oeste, na zona Norte, e da área HBB, na zona Sul, por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Habitação.

Também estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva, e os secretários Pedro Sotero (Habitação), Sérgio Di Nizo (Governo), Éder Máximo (Planejamento e Gestão e Comunicação), Gerson Pessoa (Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), entre outras autoridades.