Membros do Conselho Municipal de Turismo tomam posse

Desenvolvimento Econômico e Inovação

Imagens: SEDEI_PMO

Em conformidade com a Lei 4.919, de 9 de outubro de 2018, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDEI), realizou no dia   13/10, na Câmara Municipal, a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O conselho conta com 30 representantes, sendo 10 do poder público municipal e 20 da sociedade civil.

O COMTUR visa promover o desenvolvimento urbano, econômico e social com igualdade de oportunidades na ocupação do território. Também tem como objetivo potencializar e desenvolver o turismo de negócios no município por meio de ações específicas.

O órgão possui caráter deliberativo e consultivo para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico e do turismo de negócios e desenvolvimento econômico.

A solenidade foi comandada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Hamilton Sant’Anna, e pela presidente do COMTUR, Lilian Goldner, representante da iniciativa privada.

“É fundamental ter um Conselho Municipal de Turismo, pois dá direcionamento, fortalece e agrega os principais atores de desenvolvimento da cidade. E quando ele é forte, diverso e atuante, o município ganha até com novos investimentos e recursos da ordem estadual e federal, através do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR”, aponta Hamilton Sant’Anna.

Para Lilian Goldner, a união entre a inciativa privada e o poder público, através do Conselho Municipal, facilita o avanço das discussões e ações das pautas necessárias para o desenvolvimento do turismo local e do desenvolvimento econômico em geral.

Atualmente, a principal meta do COMTUR é realizar a entrega Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT). Esse documento tem por finalidade orientar as ações, aprimorar e diversificar a oferta turística do município, apresentando estratégia e projetos para incremento e estruturação, além de promover uma maior visibilidade do município e por consequência o aumento na atração de turistas e novos negócios, já que a vocação turística de Osasco é o turismo de negócios e cultura.