Francisco Cordeiro da Luz Filho


Químico de formação, estudou também direito e economia e é gestor público e empresarial. Nasceu em Minas Gerais e viveu a juventude na cidade de Santos, no litoral paulista. Iniciou sua participação política quando estudante na Faculdade de Direito na Universidade Católica de Santos. Militante de movimentos sociais em oposição à ditadura, chegou em Osasco em 1979.

Em 1982 coordenou a campanha de Humberto Parro à prefeitura e, entre 1983 e 1988 foi secretário de Governo e também secretário de Obras e Transportes daquela administração. Na sequência, atuou por quatro anos na FundaCentro, órgão federal ligado à saúde do trabalhador.
Em 1989 participou ativamente da refundação do PSB – Partido Socialista Brasileiro, em Osasco, partido com muitas tradições históricas. Desde então tem sido dirigente do partido, e atualmente é um dos membros de sua executiva municipal.

Em fevereiro de 2011 foi nomeado presidente do IPMO – Instituto de Previdência do Município de Osasco-, cargo este que exerce atualmente. Seu trabalho à frente do IPMO trouxe-lhe reconhecimento regional e estadual, firmando-o como liderança emergente entre todos os presidentes de institutos de previdência do Estado.

É idealizador e atual coordenador do Fórum Paulista de RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), que reúne institutos de previdência com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais a atuação desses órgãos. Francisco é casado com Natalina e pai de Valter, Marina, Carolina e Michel.