- Formular e implementar as políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas concernentes à Habitação e ao Desenvolvimento Urbano no Município de Osasco;

- Desenvolver programas, ações e projetos habitacionais, com vistas ao combate do déficit habitacional no Município de Osasco;
- A condução do processo de planejamento urbano e habitacional do Município, bem como a elaboração e a atualização de seus instrumentos com o acompanhamento permanente de sua execução;

- A coordenação de projetos e programas habitacionais de interesse social e de regularização fundiária, em todas as suas fases;

- A análise, o licenciamento e a fiscalização urbanística e edilícia;
- A coordenação de esforços visando orientar e integrar as ações de fiscalização do Município em suas diversas modalidades, bem como o controle de sua execução;

- O gerenciamento do cadastro técnico municipal, com ênfase à sua atualização permanente e sistemática;

- A implantação e atualização do Sistema de Informações Geográficas Municipal;
- Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar os órgãos que compõem a estrutura da Secretaria;