- Assistir e assessorar o Prefeito na estipulação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e meta quanto aos aspectos econômico-financeiros e econômico-tributários do Município;

- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe são subordinados;

- Elaborar, supervisionar e executar a política de crédito do Município;

- Supervisionar, coordenar e controlar os assuntos financeiros, fiscais, de lançamentos, arrecadação e fiscalização de tributos e demais receitas;

- Supervisionar, coordenar e controlar o processamento das despesas, contabilização orçamentária, financeira, patrimonial e econômica:

- Supervisionar, coordenar e controlar o recebimento, guarda e movimentação dos valores do Município;

- Orientar as demais Secretaria na elaboração das prestações de contas, nos termos das Legislações Federal, Estadual e Municipal;

- Comunicar às demais unidades da Administração, todas as medidas financeiras e de materiais, levadas a efeito, para assegurar um perfeito entrosamento;

- Exercer, através de auditoria, todas as atividades necessárias à exata execução do controle interno das unidades administrativas e orçamentárias, seja da Administração direta ou indireta;

- Supervisionar, orientar e elaborar os orçamentos municipais e planos de aplicações, nos termos da legislação vigente, em coordenação com as propostas parciais das unidades administrativas e orçamentárias da Administração direta ou indireta;

- Elaborar relatórios econômico-financeiros;

- Executar a legislação tributária e demais prescrições fiscais, das atividades cujos fatos geradores caracterizem os tributos municipais;

- Contabilizar os bens e valores patrimoniais;

- Gerir as políticas, ações e projetos de tecnologia da informação no âmbito Municipal;

- Supervisionar os convênios e contratos de repasse celebrados entre os Municípios e os demais entes federados;

- Elaborar os planos de aplicações referentes aos fundos Federais, Estaduais e Municipais, em coordenação com as demais unidades administrativas e orçamentárias do Município;

- Articular junto a órgãos da Administração federal ou estadual, benefícios financeiros para o Município;

- Coordenar os Comitês de Tecnologia da Informação e de Gestor de Convênios e Contratos de Repasses.