Família Acolhedora de Osasco completa dois anos

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

O programa Família Acolhedora – Canguru de Osasco, vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS), da Prefeitura de Osasco, completou dois anos de criação. O serviço foi instituído no município pela atual administração através da Lei Municipal nº 4927/2018 e regulamentado por meio do Decreto nº 11.936/2019, e atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, inseridos em medida protetiva de acolhimento. O prefeito Rogério Lins e a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, participaram da cerimônia de comemoração, no dia 5/11, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Andrielly Darcanchy, fez uma apresentação dos avanços do Serviço. Comparando os dados de adesão dos últimos dois anos, em 2019 a adesão era de 7% e, em 2021, saltou para 26%. No Brasil, o avanço foi de apenas 1%, saindo de 4 para 5%.

“Esse serviço existe em todo o mundo, mas no Brasil não é muito conhecido. Na Austrália e Irlanda a adesão do programa é de 90% de famílias acolhedoras. Em nosso país, a adesão é de apenas 5%. Em Osasco estamos intensificando a divulgação do Família Acolhedora e nosso percentual cresceu 19% desde a implantação. Mas ainda temos 74% de crianças e adolescentes em SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) e nosso propósito é zerar esse indicador, e chegar aos 100% de adesão”, disse Darcanchy.

O prefeito parabenizou a todos os envolvidos no programa e incentivou que mais famílias osasquenses possam se cadastrar.

“Sonho com o dia em que não teremos mais essas casas de acolhimento e sim, 100% de famílias acolhedoras. Osasco é uma das cidades mais novas do Estado de São Paulo e tem essa característica marcante de ser acolhedora. Temos uma população que exala amor e que acolhe. Nosso programa teve destaque em rede nacional de tevê. Após a exibição, tivemos muitas pessoas querendo participar e isso tem sido o resultado do trabalho da equipe técnica da SAS, que está sempre buscando fazer políticas públicas pautadas pelo coração. O resultado está aí, 26% de adesão e queremos mais famílias acolhedoras. Esse serviço é muito mais do que cumprir as determinações do ECA, é dar amor”, concluiu Lins.

Ele também agradeceu as famílias acolhedoras presentes e pediu uma salva de palmas como modo simbólico de agradecimento. “Essas são palmas que vêm da alma e do coração para vocês”, disse.

“Em Osasco, a palavra inovação está implantada em todas as áreas, inclusive na Assistência Social. Temos um time que gosta de inovar. O evento no Osasco Plaza, onde apresentamos o Família Acolhedora, foi um sucesso. Tivemos mais de 120 pessoas interessadas em conhecer e algumas já aderiram. Conheçam, venham fazer parte da Família Acolhedora, pois a melhor instituição criada por Deus é a família e nossas crianças e adolescentes institucionalizados precisam de amor e de uma família”, reforçou o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido.

O evento contou ainda com um bate-papo intermediado pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Danielle Silva Bueno, envolvendo algumas famílias acolhedoras Elisângela e Ney; Viviane e Bianca; Sandra e Alecir e Alessandra, e o ex-acolhido, Paulo, que completou 18 anos e foi adotado por Ney e Elisângela.

Programa

O serviço consiste na capacitação de famílias da comunidade para acolher em suas casas por um período indeterminado bebês, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, cuja família perdeu a guarda temporária por determinação judicial da Vara da Infância, até que haja a reintegração familiar ou adoção.

Ao invés dessas crianças ficarem num serviço de acolhimento institucional, ficam com uma família acolhedora, podendo ter um vínculo afetivo familiar nesse período.

Família Acolhedora é um trabalho voluntário. Para aderir ao programa é preciso atender a alguns requisitos como: morar em Osasco, ter mais de 25 anos, não ter interesse em adoção, estar em boas condições de saúde física e mental, ter uma rede de apoio e disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço, entre outros. Outras informações pelo telefone (11) 99689-6568 (WhatsApp).