Estudo aponta Osasco entre 100 melhores cidades brasileiras

Cidade, Comunicação Social, Governo

Texto: Marco Borba
Imagem: Arquivo Secom

O estudo “Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021”, realizado pela Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica, aponta Osasco entre as 100 melhores cidades do País para se viver. Desempenho em Educação, Segurança, Saneamento e Saúde são elementos que determinam o posicionamento dos municípios no ranking.

Osasco ocupa a 44ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do País. Perdeu apenas uma posição na década e manteve a colocação na comparação com o último ano.

A cidade teve melhor posição em Segurança (14ª), Educação (24ª) e Saneamento (42ª). A análises foram feitas comparando-se o desempenho dos municípios em 2019 em relação a dez anos anteriores (2009).

Segurança

Conforme o estudo, a taxa de homicídios em Osasco variou de 26,9 para 8,6 por 100 mil habitantes entre 2009 e 2019, ano em que a cidade apresentou uma taxa menor que a média dos 100 maiores municípios do Brasil, ocupando a 17ª melhor posição no ranking. O número de homicídios em Osasco passou de 193, em 2009, para 60, em 2019, queda de 68,9% no período.

A redução da criminalidade se explica pelo aumento dos investimentos da Prefeitura no setor, com a contratação de novos guardas civis municipais, criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Ronda Operacional com Motocicleta (ROMO), além da aquisição de novas viaturas e armamentos, criação do Centro de Operações Integradas (COI) e instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade.

Educação

Em 2019, por exemplo, contribuiu para o desempenho de Osasco no ranking os 6,3 pontos obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental 1 na rede pública, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do país analisados. No momento, a cidade está na 30ª melhor posição entre eles. Em 2009, ocupava a 51ª posição.

Creches

A estimativa de atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches em Osasco em 2019 foi de 53,1%, maior que a média dos 100 maiores municípios do país. O município tinha a 14ª melhor posição no indicador nesse conjunto de municípios em 2019, reflexo da ampliação da rede por parte da atual Administração.

Entre 2017 e final de 2020, a Prefeitura  entregou 10 novas creches e o Mundo da Criança (Fito zona Sul), que juntas geraram 4 mil novas vagas. Este ano será entregue a unidade da zona Norte (Jardim Piratininga) do Mundo da Criança, com mais 1.300 vagas.

Saneamento

Ainda de acordo com o estudo da Macroplan, estima-se que 100% da população de Osasco tenha sido atendida por serviço de coleta de resíduos domiciliares em 2019. Esse resultado colocou a cidade na 1ª melhor cobertura entre as analisadas.

Abastecimento de Água

Osasco alcançou 100% da população atendida pelo serviço em 2019 e apresentou o 1º melhor atendimento entre as cidades analisadas naquele ano. O desempenho é fruto dos esforços do atual governo nos últimos quatro anos junto à Sabesp para a ampliação não apenas do abastecimento na cidade, mas também na coleta de esgoto. Nesse último quesito, o estudo aponta que, em 2019, 98,5% dos osasquenses eram atendidos. O município teve o 16º melhor atendimento entre as cidades analisadas em 2019 na coleta de esgoto.

Os dados completos do Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021 podem ser consultados aqui

Posts Recomendados