EGDS OSASCO

Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor

A EGDS – Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor está vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração e tem por finalidade implantar a política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos servidores municipais da Administração Direta.

Missão
Promover, no âmbito individual e coletivo, por meio de práticas pedagógicas colaborativas, a capacitação e a valorização dos servidores públicos municipais da Administração Direta.

Visão
Ser reconhecida pela paixão, solidez curricular e criatividade em disseminar conhecimentos e saberes, por meio de diversas metodologias e estratégias inovadoras e participativas, afim de capacitar os servidores municipais e alinhá-los com os ideais da Administração, promover qualidade de vida e bem-estar no ambiente institucional e valorizá-los para que se sintam integrados à gestão pública, como parte fundamental no alcance da excelência na prestação dos serviços à população.

Valores
Foco no desenvolvimento das potencialidades institucional e humana do servidor;
Compromisso com os princípios éticos, administrativos e com o plano de gestão;
Respeito às instituições, lideranças, pessoas e suas individualidades e diversidades, coletividade;
Qualidade pedagógica na seleção de conteúdos, parcerias e metodologias aplicadas;
Inovação na busca de soluções criativas e colaborativas adotadas na gestão do conhecimento.

Eixos

A Escola de Gestão e Desenvolvimento do Servidor, sempre baseada nas diretrizes da gestão municipal, desenvolverá de forma inclusiva e acessível a política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos Servidores Públicos municipais, alicerçada em 4 grandes eixos: 

I) INTEGRAR os servidores à estrutura, cultura e valores da gestão municipal, desenvolvendo sua identidade funcional, seu senso de pertencimento e colaboração com aqueles que compõem a administração pública;

II) CAPACITAR os servidores para o desempenho das suas funções, afim de auxiliar no atingimento dos objetivos de cada área e alcançar a excelência na prestação dos serviços;

III) DESENVOLVER permanentemente as habilidades profissionais e pessoais dos servidores, buscando alinhamento com os objetivos e metas da gestão, motivação interna, competências de liderança e satisfação no ambiente de trabalho;

IV) VALORIZAR os servidores como agentes protagonistas da transformação pessoal e da modernização da gestão pública municipal, refletindo na sua qualidade de vida e bem-estar.

I – propor e gerenciar programas, projetos, eventos e atividades de capacitação, desenvolvimento e valorização, de forma presencial ou a distância, permanente ou pontual, por meio de articulação com os demais órgãos da Administração;

II – propor normas e estrutura referentes à organização e ao funcionamento das atividades desenvolvidas pela EGDS;

III – pesquisar e analisar as demandas das diversas Secretarias e organismos da Administração Direta para elaboração de planos específicos e setoriais de capacitação;

IV – organizar, coordenar e implementar programas e projetos de capacitação, educação e formação continuada e desenvolvimento profissional de servidores;

V – consolidar um programa permanente de capacitação e qualificação profissional e gerencial, integração e valorização, abrangendo todos os níveis hierárquicos para que servidores desenvolvam suas habilidades e competências para aprimoramento profissional em sua área atuação;

VI – captar, propor e celebrar convênios e parcerias, internas e externas, com instituições e universidades públicas e privadas, escolas de governo, órgãos e entidades públicas, a fim de disseminar o conhecimento institucional, aprimorando programas e projetos de capacitação, educação continuada, formação e atualização profissional de servidores que atuam na Administração Direta Pública Municipal;

VII – pesquisar as necessidades de treinamento e desenvolvimento, bem como analisar as demandas das diversas secretarias e demais órgãos da Administração Direta;

VIII – fomentar e disseminar as atividades de Ensino a Distância – EaD, disponibilizando conteúdo e acesso on-line;

IX – capacitar e instruir os gestores na aplicação dos instrumentos avaliativos sobre Avaliação de Desempenho e Avaliação do Estágio Probatório, a fim de apoiar na implantação e execução das políticas de avaliação adotadas pela Administração;

X – propor e desenvolver um modelo de avaliação de Clima Organizacional, abrangendo todos os níveis hierárquicos, visando coletar e apresentar dados, para recomendação de ações de melhoria para a qualidade de vida e bem-estar do servidor no seu ambiente de trabalho;

XI – fomentar a cultura de inovação, incentivo à modernização de processos, procedimentos e equipamentos, por meio de ações voltadas para a identificação e implementação das melhorias sugeridas pelos servidores em cada Secretaria;

XII – organizar e coordenar o banco de servidores e colaboradores voluntários, do programa Educador Institucional;

XIII – manter sistemas de informação, arquivamento e cadastro dos participantes, certificados, inscritos, cursos, parceiros, documentos físicos e digitais, e demais atividades inerentes à área de atuação;

XIV – instalar, organizar e manter biblioteca disponível para acesso aos instrutores e demais servidores municipais.”

AbrangênciaBase LegalAnoÓrgãoDescrição
FederalConstituição Federal1988Escola de GovernoDispõe que a União, Estados e Distrito Federal manterão escolas
de governo para a formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos.
Artigo nº 39 (*)
MunicipalLei2011Fundo Municipal de Valorização dos ServidoresDispõe sobre a criação do FMVS – Fundo Municipal de
Valorização dos Servidores do município de Osasco.
MunicipalLei Complementar2020Escola deDisciplina e estabelece a arquitetura organizacional e
Desenvolvimentoadministrativa da estrutura de pessoal da hierarquia superior
n° 389 (*)do Servidorda Administração Direta do Executivo Municipal de Osasco.
MunicipalLei Complementar2021Escola de DesenvolvimentoDisciplina e estabelece a arquitetura organizacional e
do Servidoradministrativa da estrutura de pessoal da hierarquia superior
n° 392 (*)Fundo Municipalda Administração Direta do Executivo Municipal de Osasco.
MunicipalLei2021Altera a Lei nº 4.490 e assegura recursos do FMVS – Fundo
n° 5.154 (*)Fundo de Valorização dos ServidoresMunicipal de Valorização dos Servidores do município de Osasco, para a EGDS.
MunicipalDecreto2022Escola de Gestão e Desenvolvimento do ServidorAltera o Decreto nº 11.302 de 16 de junho de 2016, que
nº 13.297 (*)criou a Escola de Governo de Osasco.

Auditório com capacidade para 40 pessoas, sala de coordenação, sala do administrativo, recepção com sala de espera, biblioteca, copa, banheiro acessível e elevador no prédio.

Treinamentos, Palestras e Workshops

Em 2021 e 2022, a EGDS Osasco retornou as atividades, sempre respeitando as recomendações sanitárias, com as palestras de Ambientação para os servidores ingressantes na PMO.

AtividadesRealizaçãoCarga Horária
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – módulo IEGAP4 h
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – módulo IIEGAP4 h
Workshop para Apoios de PessoalDEDS12 h
Treinamento Aspectos Básicos da Administração Pública – – módulo IIIEGAP4 h
Treinamento: Noções básicas de tabelas e planilhas eletrônicasDEDS24 h
Treinamento: Atendimento ao públicoDenis Dantas do Carmo PMSP15 h
Treinamento: Segurança do servidor no ambiente de trabalho – GCMEscola de Formação da GCM12 h
Palestra: Acidentes do Trabalho na Secretaria de EducaçãoDEDS / NHST3 h
Palestra: Eficiência na Administração PúblicaEscola de Contas – TCMSP4 h
Concurso Interno Cultural de Desenho InfantilDEDS4 h
Evento: Feira de Troca de LivroDEDS9 h

 

Cases de sucesso

1º Concurso Interno Cultural de Desenho Infantil
O concurso interno cultural de desenho infantil teve como público-alvo crianças de 07 à 12, filhos ou tutelados de servidores da PMO. O objetivo do concurso foi proporcionar às crianças contato com o trabalho dos servidores, oferecendo oportunidade para integração e valorização da vida em família, incentivando a reflexão e o diálogo da importância do papel do servidor público na transformação da sociedade por meio do tema:  “Servidor público, trabalhador que transforma a cidade”. 

Todos os participantes puderam comparecer ao evento de premiação e contou com a participação da Cia de Teatro Os Tocáveis, Canil da Defesa Civil e colaboração da SEGOV, Fundo Social de Solidariedade e de empresas e instituições privadas.  

Feira de Troca de Livros
A feira de troca de livros teve como objetivo reunir servidores leitores, possibilitar a interação entre eles, despertando e estimulando o hábito da leitura através da circulação de livros novos e usados. Durante os três dias do evento foram expostos mais de 500 livros de diversos gêneros, desde clássicos da literatura a best-sellers.  Com muita interação, o evento foi bem recebido pelos servidores o que gerou mais de 400 trocas de exemplares. 

Novidades em breve

Endereço: Avenida Dionysia Alves Barreto, 99 3º andar – Vila Osasco
Telefone: (11) 3652-9561
WhatsApp: (11) 94128-4344
E-mail: egds.sa@osasco.sp.gov.br
Expediente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

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