Educação realiza exposição em comemoração a Consciência Negra

Texto: Kelly Cerqueira
Imagens: Ivan Cruz

Como parte da programação do XVII Novembro Negro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última sexta-feira, 19/11, a solenidade de abertura da exposição Ubuntu, que ficará aberta à visitação até o dia 26 de novembro, das 9h às 16h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, localizado na Avenida Marechal Rondon, 263 – Centro.

A mostra, desenvolvida pelos alunos das escolas municipais, tem como objetivo apresentar a África através dos seus países, povos, cultura e costumes, além de permitir aos alunos, estudar a diversidade cultural e étnica, em conformidade com a Lei 10.639/03, que introduz o ensino da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, disse que a exposição é um grande exemplo da escola que trabalha com seriedade e comprometimento. “A educação é uma ferramenta na luta contra o racismo. Ela é essencial para que a sociedade e justiça caminhem juntas. Parabenizo a todos os professores, gestores, alunos e profissionais da educação, que têm tratado o nosso ensino como prioridade”.

Durante o evento, os profissionais da educação tiveram uma palestra com a escritora Kiusan de Oliveira. O público contou ainda com a apresentação cultural do escritor e cineasta Akins Kinte, músico Renanzinho Batuqueiro e a encenação da história de Maculelê contada pelos educadores do programa Eu Tenho Futuro.

Os trabalhos realizados por todas as unidades educacionais têm reforçado e estimulado o ensino em sala de aula e a convivência com a diversidade. Hoje, a lei brasileira reforça a obrigatoriedade das escolas a ensinarem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. “As escolas municipais realizam brilhantemente seus trabalhos pedagógicos, bem como mostram através dos projetos e ações o quanto nós da administração do prefeito Rogério Lins temos feito nesta luta contra todo tipo de desigualdade”, completou a gerente educacional Irandi Gomes.

Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deva ser trabalhada no âmbito escolar. A sociedade em que vivemos valoriza outro estereótipo, o que resulta na invisibilização do negro. Logo, as crianças negras nunca se veem e o que elas olham é sempre diferente delas.

Exposição: Ubuntu

Aberta à visitação até o dia 26 de novembro, das 9h às 16h