Drive-Thru de imunização contra a covid-19 renova esperança de idosos

Texto: Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

O sábado, 20/2, foi de emoção, entusiasmo e esperança de dias melhores para centenas de idosos com idade a partir de 83 anos que compareceram ao drive-thru organizado pela Prefeitura de Osasco para a imunização contra a covid-19. O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama, Aline Lins, acompanharam a ação, que aconteceu entre 10h e 16h, no estacionamento do Paço Municipal.

Os idosos receberam a primeira dose da AstraZeneca. Como é de 90 dias o período entre uma dose e outra, a segunda ocorrerá no dia 20/5.

“É um dia de alegria e orgulho para todos. A vacinação leva mais tranquilidade aos nossos idosos e seus familiares”, disse o prefeito. Era visível a sensação de felicidade no semblante dos idosos e também dos familiares que os acompanharam na vacinação.

“É um alívio. A vacina nos dá esperança de viver, de continuar com saúde. Afasta aquele medo da morte. Vivemos momentos de medo e muita tensão, desde o início da pandemia. Ficamos assustados, agora é esperança de vida melhor para todos”, disse Maria Isabel Serrão Saraiva, 84, moradora do Jardim Bela Vista.

A solidariedade também se fez presente, pois Maria Isabel aproveitou a carona da neta, Marina Silva Saravia, para levar a amiga e vizinha Geni Brancaleão para receber também a primeira dose. “A gente tem de ajudar um ao outro. Aproveito para pedir às pessoas que continuem se cuidando, que evitem as festas e aglomerações. Tenham paciência, como nós idosos estamos tendo. Só assim isso vai acabar logo”.

O aposentado Espedito Sebastião de Jesus, 84, do Jardim Roberto, faz planos para, em breve, retomar a rotina. “Desde março do ano passado que praticamente não saio de casa. Agora só faço a caminhada logo cedo no quarteirão, mas de máscara, junto com minha esposa (Geraldina Gonçalves, 73). As compras o pessoal de casa que faz.  Sinto saudades dos bailes do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade) e do Clube Floresta. Mas vou continuar quietinho, esperar a segunda dose, e só assim voltar às atividades”, disse.

Para receber a imunização no drive-thru foi necessário o agendamento de horário na Central 156 ou no 3651-7080 e também o pré-cadastro no portal VaciVida (vacinaja.sp.gov.br). No ato da imunização, a pessoa teve de apresentar comprovante de endereço em nome do idoso, documento com foto e o cartão do SUS atualizado.

O idoso com idade superior a 83 que ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 deve comparecer à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência , entre 10h e 16h, a partir de segunda-feira, 22/2, para ser imunizado. É preciso levar comprovante de residência em nome do idoso ou responsável, documento com foto e o cartão do SUS atualizado. A vacinação também pode ser feita em qualquer um dos dois CAIs (Centros de Atenção ao Idoso), um no Km 18 (Rua José Pedro Filho, 33) e outro em Presidente Altino (Rua Osvaldo Collino, 280). Nâo é preciso agendamento prévio.

No caso de pessoas acamadas, um familiar do idoso deverá ir à UBS do seu bairro para fazer a solicitação de vacinação em casa. Nessa situação, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência da pessoa que receberá a dose.

Para conferir o endereço das UBSs, basta acessar o site da Prefeitura: https://osasco.sp.gov.br/servicos-de-saude-osasco/