Visando contribuir com as discussões sobre enfrentamento da exclusão social e políticas públicas de geração de ocupação e renda, a SDTI/PMO apresenta o livro Atlas da exclusão social de Osasco: alternativas de desenvolvimento, trabalho e inclusão. Essa publicação faz um diagnóstico das complexas mudanças pelas quais vem passando a realidade socioeconômica de Osasco e aponta soluções encontradas pelo poder público municipal para combater as diversas faces da exclusão social.

Inclusão social com geração de ocupação e renda: uma cidade cada dia melhor.
O livro mostra como a SDTI/PMO conseguiu criar uma estratégia de geração de trabalho, emprego e renda e inclusão social, composta de ações de transferência de renda, juventude, capacitação social e ocupacional, economia solidária, inclusão digital, intermediação de mão de obra e negócios, e que foram capazes de contribuir para mudança da realidade de Osasco.

Geração de oportunidades: o papel dos programas de transferência de renda.
A publicação relata como Osasco implementou os programas redistributivos e os articulou com políticas de geração de ocupação e renda. Uma importante ferramenta para gestores, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e estudiosos.

O tempo redescoberto: olhares sobre o curso de capacitação profissional de jovens em restauro de patrimônio cultural.
Este informativo traz a história da restauração e revitalização do Museu Municipal de Osasco Dimitri Sensaud de Lavaud. Tais processos foram realizados por jovens através do Programa Bolsa Trabalho, eles receberam capacitação do Porto de cultura em parceria com a SDTI/PMO, apoio do Ministério da Cultura para área de patrimônio histórico, por meio da Lei Rouanet, e patrocínio da Petrobrás.

Avaliar para compreender: uma experiência na gestão de Programa Social com jovens em Osasco, SP.
Esta publicação faz parte do resultado de uma parceria entre a SDTI/PMO e o Centro de Estudos, Pesquisas e Documentação (Cepedoc) em Cidades e Municípios Saudáveis e aborda a experiência acumulada na pioneira implementação em grande escala de diversos programas sociais em torno das políticas públicas para a juventude.

Jovens pesquisadores sociais: a formação de jovens no Projeto de Proteção ao Jovem em territórios vulneráveis – PROTEJO de Osasco, SP.
Nesta cartilha convidamos o leitor a conhecer a experiência de formação e os trabalhos de pesquisa social realizados por jovens de Osasco que participaram do Projeto de proteção dos Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo) do Ministério da Justiça em parceria com SDTI/PMO.

Juventude e Segurança: PROTEJO, Osasco.
O livro Juventude e segurança: PROTEJO – OSASCO faz um relato das experiências adquiridas na cidade durante a execução do Projeto de Proteção de Proteção dos jovens em Território Vulnerável (Protejo). O programa visa implementar ações de prevenção à violência, com o envolvimento da comunidade jovem (cidadãos de 15 a 24 anos), residentes e domiciliados em regiões da cidade com altos índices de violência.

Osasco Construindo uma Economia mais Justa e Solidária.
Com o objetivo de contribuir para as discussões e ampliar o debate sobre a economia popular e solidária, o livro reúne parte da história de um dos caminhos bem sucedidos da atual administração, que com iniciativas coordenadas pela SDTI/PMO, implementou um conjunto articulado e integrado de programas sociais e de trabalho, conseguindo a partir do diagnóstico das complexas mudanças pelas quais vem passando a realidade econômica e social de Osasco, apontar alternativas solidárias de geração de ocupação e renda.

Esta cartilha foi elaborada, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social/ITS, a partir dos princípios da Tecnologia Social, que dialogam com o conhecimento técnico e a linguagem popular, procurando garantir, portanto, a formação de pessoas e a produção de alimentos seguros para efetivar a segurança alimentar e nutricional. (artesanato), formado por mulheres que tiveram apoio da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários/IPEPS-SDTI para a sua constituição.

Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco; SDTI em números: informações e estatísticas sobre as ações de trabalho, emprego e renda. Esta publicação tem a finalidade de apontar uma parte desse grande mosaico que são as políticas públicas executadas em Osasco no período de 2005/10, mostrando os resultados das ações que compõem a estratégia de geração de trabalho, emprego e renda coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco (SDTI/PMO). Esta estratégia é composta por políticas redistributivas, emancipatórias e desenvolvimentistas.