Programas da Secretaria

 

Cine Debate

 

O projeto trata de uma arte de senso crítico e ao mesmo tempo de entretenimento, visa contribuir com o processo de inclusão social desses setores, bem como seu desenvolvimento intelectual e de sociabilidade.

O “Cine Debate” tem como orientação a difusão da arte brasileira como parte essencial no conhecimento da identidade cultural da sociedade. Tendo em vista que o cinema nacional ainda é pouco difundido na sociedade brasileira, buscaremos valorizar a produção nacional, como forma de conhecimento e reconhecimento da própria cultura. 

Período: Uma vez por mês –exibição e debate

                Mostras de cinema temático

                Oficinas de criação

Referência: Espaço Cultural Grande Otelo

R. Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 - Vila Campesina
Fone: 2183-6199
Responsável: Luana Bezerra

 

 

Feira da Ponte

 

Artes plásticas,alimentação, artesanato, literatura, diversão e muita música. Com o objetivo de unir todos esses segmentos culturais, estimular e valorizar as atividades artístico-culturais na cidade de Osasco como forma de desenvolvimento humano,além de incentivar o desenvolvimento econômico do setor e disponibilizar mais um espaço de lazer e conhecimento para a população osasquense.

A cada edição há no mínimo dois shows de artistas da cidade.

Período: Todos os domingos das 14h às 20h

Referência: Viaduto Metálico

Fone: 2183-6199

Responsável: Rafael Porciúncula

 

Exposições

 

Coordenada pela Escola de Artes e seus Professores, o projeto visa difundir a arte de pinturas,desenhos, esculturas, colagens e instalações de Professores, alunos, ex alunos da Escola de Artes “Cesar Antonio Salvi” e dos artistas da cidade como um todo.

Os espaços utilizados para tais exposições são: Teatro Municipal de Osasco, Escola de Artes, Biblioteca Monteiro Lobato, Paço Municipal, Espaço Cultural Grande Otelo, Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

Período: Ano todo
Referência: Escola de Artes César Antonio Salvi
Rua Mariano J. M. Ferraz, 360, Centro
Coordenação: Samuel Batista

 

 

Carnaval “Folia da Família”

 

Com o objetivo de resgatar o carnaval tradicional, onde a diversão e alegria é propiciado à toda afamília, à todas as idades e com respeito à diversidade, na qual as marchinhas,o frevo, o samba e o rancho são hinos da expressão cultural brasileira mais difundida no mundo.

O formato do “Folia da Família” é prioritariamente descentralizado, ou seja, são quatro dias de festa espalhadas pela cidade. Assim, todos têm oportunidade de vivenciar o carnaval e compreender a dimensão desta arte na formação da identidade do brasileiro.

Período: Fevereiro/ Março

Referência: Secretaria da Cultura

Av. Visconde de Nova Granada, 513

Responsável: Amanda Marques Pinheiro Rossi

 

 

FECT– Festival Curtas de Teatro

 

Festival que reúne peças teatrais de curta duração, apresentadas por grupos de teatro de Osasco e outras cidades do Estado de São Paulo, com premiação para 1º, 2º e 3º lugares e melhor: maquiagem, cenário, figurino, sonoplastia, texto original, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator, atriz e direção. 
Período: Junho. A agenda é divulgada no período que antecede o evento
Referência: Escola de Artes Cesar Antonio Salvi
Rua Mariano J. M. Ferraz, 360 Centro Osasco
Coordenação: Dario Bendas

 

Canto de Julho

 

Nabusca de novos horizontes para a música e seu público o “Canto de Julho” fomenta a diversidade cultural, que nos é peculiar, transitando entre os pilares estéticos que vão da “Música Erudita à Popular”, da “Sacra à Profana” e da “Antiga à Contemporânea”.

Nascido por iniciativa popular, na Vila dos Artistas, no ano de 1.983 e retomado em 2005,como programa de governo da atual gestão, o “Canto de Julho” é um abrangente projeto de música para toda a região oeste da grande São Paulo.

Período de realização: Mêsde Julho.

Referência: Escola de Artes Cesar Antonio Salvi
Rua Mariano J. M. Ferraz, 360 Centro Osasco


 

Semana do Livro

 

Atividades lítero-culturais na semana em que se comemora o dia Mundial do Livro (23 de abril) e o aniversário da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (18 de abril)
Período: Abril. A agenda é divulgada no período que antecede o evento
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Av. Marechal Rondon, 260 - Centro
Fone: 3685-1648

Coordenação: Valdenise M.R. Fidelis

 

 

Festa dos Três Santos

 

Festa junina da Secretaria de Cultura que pretende se tornar tradicional na cidade. Homenageia os santos Antônio, José e João.
Período: 1º sábado do mês de junho 
Local: Escola de Artes Cesar Antonio Salvi
Rua Mariano J. M. Ferraz, 360 Centro Osasco
Fone: 3685-1648
Coordenação: Samuel Batista e Genivaldo de José

 

 


Semana Dimitri Sensaud de Lavaud

Uma semana voltada ao resgate da história de Osasco a partir de fatos que envolveram seu então morador e empreendedor Dimitri Sensaud de Lavaud, autor do primeiro vôo das Américas,ocorrido em Osasco em 07/01/1910.
Período: Setembro. 
Referência: Museu Dimitri Sensaud de Lavaud
Av dos Autonomistas, 4001, Jardim Alvorada -  Osasco
Fone: 3654-3108
Coordenação: Edileuza Silva Malfetti

 

 

Mostra de Teatro dos alunos da Escola de Artes

Panorama da produção teatral anual dos alunos da Escola de Artes
Período: de 27 de novembro a 03 de dezembro
Referência: Teatro Municipal de Osasco
Av. dos Autonomistas, 1533, Vila Campesina
Fone: 3685-9596

Coordenação: Samuel Batista

 

 

Auto e Cantata de Natal

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, no mês em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, serão realizadas diversas atividades com encenação que envolve danças e músicas tradicionais populares brasileiras e apresentações de corais da cidade e com a turma de canto coral da Escola de Artes, junto à já tradicional decoração de final de ano.

Período: Dezembro. A agenda é divulgada no período que antecede o evento.

Coordenação: Samuel Batista

 

Projeto Guri

Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. É um empreendimento sócio-cultural que consiste na socialização através da música, visando à formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos, as terças e quintas-feiras.

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: 2183-6199 ramal 232

 

Núcleo Sebastian

 

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o bailarino Sebastian, garoto propaganda da rede de lojas C&A. Voltado à crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, tem na dança o elemento propulsor para o desenvolvimento artístico e sócio-cultural dos participantes.

Coordenação: Rita Writti

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: 2183-6199 ramal 233

 

Projeto Veredas

 

Tem como objetivo proporcionar a aprendizagem de música para crianças e jovens de 7 a 21 anos,através do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Osasco. Os cursos contam com Canto Coral, Contra Baixo Acústico, Clarinete, Flauta Transversal,Percussão, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola Erudita, Violino e Violoncelo

Coordenação Beth Parro

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: 2183-6199 ramal 206