Centro POP é reaberto após reforma e ampliação

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco entregou na quarta-feira, 6/4, a reforma e ampliação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, localizado na Rua Martin Afonso, 244 – no Jardim Piratininga. O equipamento público, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social, tem capacidade para atender 80 pessoas por dia.

A reforma do prédio foi geral, o que incluiu troca de pisos, portas e janelas, pintura interna e externa, troca de telhados, revisão elétrica e hidráulica, construção de rampas de acesso, novo paisagismo, novo layout de comunicação, entre outros.

Com a ampliação, o Centro POP ganhou novas salas para atendimentos. Há também salas multiuso, de oficinas, de administração, de serviço social, de TV, banheiros feminino e masculino, área de lavanderia, canil, cozinha e refeitório.

A novidade é que agora o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua irá oferecer cursos de qualificação profissional para os seus participantes. A administração municipal implantou no local um Centro de Inclusão de Digital (CID), onde serão oferecidos cursos de Informática, Logística e Portaria.

No ato de reabertura do equipamento da SAS, o prefeito Rogério Lins comentou a implantação do Centro de Inclusão Digital e destacou que um dos objetivos da administração municipal é reinserir as pessoas em situação de rua na sociedade, dando a elas oportunidade de qualificação profissional e emprego.

“É muito bom acolher e estender a mão, mas a missão da administração pública vai além disso. Precisamos entender o motivo das pessoas estarem em situação de rua e oferecer oportunidade para que elas possam ser reinseridas na sociedade. E nós daremos sim oportunidades para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.

O secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, agradeceu os profissionais que atuam na SAS e disse que as instalações do Centro POP ficaram mais agradáveis: “nós sempre tivemos excelentes profissionais aqui, porém as condições do prédio não eram favoráveis. Agora temos um serviço muito melhor, com mais infraestrutura e que se torna mais acolhedor, inclusive como uma casa”, apontou.

Além do atendimento com uma equipe de técnicos da área de assistência social, o que inclui psicólogos, no Centro POP os moradores em situação de rua podem fazer higienização pessoal, bem como de suas roupas. O equipamento público também oferece alimentação.