Beneficiário do Programa Recomeçar é contratado por restaurante de Osasco

Texto: Olga Liotta
Imagem: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, esteve quinta-feira, 26/8, com Lucas Caldeira, 27 anos, beneficiário de programas socioassistenciais, como o Recomeçar, mantidos pela Secretaria de Assistência Social. Caldeira foi encaminhado ao mercado de trabalho e recém-contratado por uma das maiores redes de restaurantes com especialidade em frutos do mar do Brasil. O estabelecimento fica na região central da cidade.

“Só tenho a agradecer as empresas sediadas em Osasco que nos ajudam a mudar vidas, acreditando no potencial e dando oportunidades”, disse o prefeito.

Caldeira contou um pouco da sua trajetória e como os serviços integrados da prefeitura têm contribuído para oferecer a ele novas oportunidades de vida e transformação pessoal.

“Meus pais se separaram muito cedo e passei a viver com meus avós. Tive contato com as drogas na adolescência e virei dependente. Enfrentei muitas dificuldades. Saí de casa, fiquei morando na rua, me envolvi em outros vícios. Tinha que fazer bicos para conseguir me alimentar. Vivi muitos anos em situação de vulnerabilidade social. Em 2018 conheci o Serviço de Acolhimento do Rochdale, que me ajudou a ter um lugar para dormir. Fiz muitos bicos, fui entregador, auxiliar de cabeleireiro. Como tinha ocupação fui encaminhado ao Acolhimento do Centro. Esse ano passei para o serviço de acolhida no Hotel Íbis, que tem parceria com a Secretaria de Assistência Social. Com a ajuda de assistentes sociais fui encaminhado ao programa Recomeçar e me encaminharam para esse meu novo emprego, onde estou há um mês. É muito bom saber que estou conseguindo melhorar minhas condições de vida e isso não seria possível sem a ajuda dos serviços oferecidos pela prefeitura”.

O jovem conseguiu concluir o ensino médio, capacitou-se em design de sobrancelhas e implantação de cílios e deseja ter seu próprio negócio, um ateliê de cílios e sobrancelhas.

Ele foi inserido no programa Bolsa Aluguel (da Secretaria de Habitação) e agora, com o novo emprego, está em busca de sua moradia. “É muito gratificante olhar para trás e ver tudo o que eu passei, todas as dificuldades que enfrentei e hoje poder estar recomeçando uma nova etapa na minha vida. Agradeço por toda a ajuda que recebi de várias pessoas”.

Serviço
O Serviço de Acolhimento Institucional da Secretaria de Assistência Social oferece acolhimento (pernoite, alimentação, higiene pessoal, roupas, entre outros) a moradores em situação de rua. Por meio de parceria com a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, faz encaminhamento dessas pessoas para cursos de especialização em alguma área de atuação. Depois elas são encaminhadas pelo Portal do Trabalhador para o mercado de trabalho e para a prefeitura. O Recomeçar já beneficiou mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do Projeto Aprender, os beneficiários do Recomeçar que não concluíram os estudos têm a oportunidade de fazer uma avaliação para aferir o nível de conhecimento e, caso estejam aptos, terão os níveis de graduação escolar concluídos, com direito a certificado de conclusão deste ciclo.

Mais informações sobre o Programa Recomeçar pelo telefone (11) 3653-1133, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop)

Rua José Pedro Filho, 33 – Km 18

Atende de segunda a sexta, das 8h às 14h