Atletas de Osasco disputarão 1º Campeonato Oficial de Jiu-Jitsu de 2021

Texto: Giane Vieira

Na terça-feira, 16/3, as atletas de jiu-jitsu da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel), da Prefeitura de Osasco, contempladas pelo Bolsa Atleta, Natália Nespatti, de 33 anos, e Camila Guerra, de 27 anos, vão embarcar para o Rio de Janeiro representando Osasco na disputa do primeiro campeonato de jiu-jitsu oficial da temporada, o Rio Open 2021, organizado pela Internacional Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

O evento será na Arena Coronel Wenceslau Malta e não será permitida a entrada do público devido à pandemia e o isolamento social, porém todas as lutas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

As lutas vão acontecer entre 18/3 e 21/3, com aproximadamente mil atletas, divididos em 5 faixas participantes: branca, roxa, marrom, azul e preta.

As primeiras disputas das osasquenses serão na quinta-feira, 18/3, na qual a atleta Camila participará na categoria peso Galo que corresponde até 48,5 kg e Natália Nespatti no peso Pena de até 58,5kg, ambas na faixa roxa. No domingo, 21/3, Natália vai competir no NO-GI (sem pano) e ambas estarão na categoria Absoluto que são todos os pesos das respectivas faixas.

“Cada vez mais é notada a presença feminina nas artes marciais, queremos oportunizar o acesso à pratica de lutas e artes marciais utilizando nossas aulas gratuitas. Acredito que várias mulheres se destacarão”, afirmou o secretário da Serel, Rodolfo Rodrigues Cara.

As duas atletas têm grande representatividade no jiu-jitsu, Natália é instrutora federada de Arte Marcial Russa, sendo a segunda mulher na América do Sul a conseguir este título, em 2016, na sua primeira competição. Após três meses de prática ficou em 2º lugar no Campeonato Regional de Cotia. Desde então, conquistou diversos títulos, como campeã paulista, campeã brasileira, campeã sul-americana, além de conquistar bronze no Campeonato Europeu. A atleta ainda disputará o Campeonato Mundial.

Em 2019, Camila Guerra se consagrou campeã no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu da IBJJF e em janeiro de 2020, disputou o Campeonato Europeu e conseguiu o título de vice-campeã europeia em Portugal.

“Mesmo com a pandemia e academias fechadas nunca deixamos de treinar e se dedicar ao esporte, agora é hora de colocar a prova nosso aprendizado”, disse Camila.