Assistência Social realiza encontro para celebrar o Dia Internacional do Idoso

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck

Seguindo todos os protocolos de saúde, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou na segunda-feira, 4/10, um encontro com alguns idosos que participam das atividades do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) para celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado na última sexta-feira, 1º de outubro. O evento aconteceu no CATI, localizado na Rua Dom Ercílio Turco, 180 – Vila Osasco.

Por conta da pandemia, as atividades voltadas aos idosos estão suspensas há quase um ano e seis meses. Agora, com a maioria da população idosa vacinada com as duas doses, a Secretaria de Assistência Social começa a retomar gradativamente os encontros e oficinas destinadas a melhor idade.

O prefeito Rogério Lins esteve na sede do CATI, onde parabenizou os idosos e reforçou a importância de todos tomarem as duas doses da vacina contra a covid. “Apesar da queda na ocupação de leitos, a pandemia ainda não acabou. É importante que vocês continuem tomando todos os cuidados e não deixem de tomar a 2ª dose da vacina. O final feliz está próximo. O que eu posso confirmar é que no ano que vem, quando tudo isso passar, faremos uma grande festa para comemorar essa data especial”, afirmou.

O secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, também parabenizou todos pelo Dia Internacional do Idoso, e falou da importância da terceira idade para o município. “Essa data não poderia passar em branco. É um evento simbólico, com algumas pessoas, mas que para nós é muito importante. A gente precisa sempre reconhecer e agradecer a experiência que vocês nos trazem. Nós somos muitos gratos por tudo o que fizeram e ainda irão fazer por Osasco”, disse.

A partir do dia 13/10, o CATI retoma as oficinas aquáticas, culturais, artísticas, corporais, as aulas do MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), de informática, jogos de mesa e o baile, seguindo as regras de distanciamento social.

Vale destacar que os idosos que participarão da retomada das atividades, já estiveram em uma roda de conversa e passaram por uma triagem feita pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.

Ao final do evento, a SAS fez sorteio de orquídeas e brindes para os idosos.

A vereadora Elsa Oliveira; o secretário Gerson Pessoa (Desenvolvimento Econômico e Inovação), e o adjunto Daniel Mathias (Assistência Social) participaram da atividade.