Após temporal, Prefeitura remove 176 toneladas de lixo e entulho das ruas

Defesa Civil, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Serviços e Obras

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco recolheu 176,39 toneladas de resíduos sólidos depois que um forte temporal atingiu a cidade entre 16h e 17h de quinta-feira, 20/1. Nesse período, a média de chuva na cidade ficou em 60 mm. A previsão, segundo a Defesa Civil, era de 8 milímetros.

As ações da Prefeitura tiveram início logo após a temporal, seguiram pela madrugada e tiveram continuidade até o sábado, 22/01, com equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras, Serviços, Assistência Social, Guarda Municipal, todas coordenadas pelo prefeito Rogério Lins, por telefone, whatsapp, já que ele se recupera da covid.

Fernanda Cazarini

Os serviços executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras, por exemplo, incluíram a remoção de galhos de árvores, entulho das margens de córregos, desobstrução de bueiros, varrição e limpeza de pontos mais afetados. Os trabalhos se concentram principalmente nos bairros mais atingidos pelo temporal, como o Centro, Km 18, Km 21 e Quitaúna.

Até as 16h de sexta-feira, 21/02, foram recolhidas 176,39 toneladas de resíduos entre eles, garrafas de vidro e plástico, colchões, entulho de obras, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.

Marcelo Deck

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou a poda de árvores em diversos bairros, 20 delas somente no City Bussocaba, que teve a maior demanda, seguido de Presidente Altino, com 8 podas de árvores de grande porte. Os bairros do Rochdale, Vila São José, Jardim Roberto, Conceição, Cipava, Jardim D’Abril, Km 18 e Vila Yara também receberam os serviços de poda e remoção de resíduos.