Alunos da rede municipal realizam exposição sobre “Novembro Negro”

Educação, Osasco, Saúde, Segurança e Controle Urbano

Imagens: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 20/11, Dia da Consciência Negra, a exposição “Novembro Negro” com a mostra de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFOR), no Centro. Centenas de pessoas passaram pelo local.

A exposição envolveu alunos e profissionais das escolas de educação infantil, com tema “Eu no Mundo e África em Todos Nós”, do ensino fundamental, que trabalhou “Cientistas e Inventores Negros”, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização (MOVA), que abordaram “Obras dos Escritores Negros”.

O início da atividade também contou com uma roda de conversa entre a escritora Elizandra Souza e o escritor Allan da Rosa, que escrevem sobre a valorização da cultura negra, além de apresentação dos alunos da EMEF Professor José Martiniano De Alencar, que cantaram o hino nacional da África do Sul e as músicas Aui Maue e Stand By Me.

O prefeito Rogério Lins esteve no CEFOR, onde destacou a importância de se debater assuntos como a cultura brasileira e até mesmo o racismo que, ainda hoje, se faz presente na nossa sociedade. “Hoje é um dia importante para a nossa história, mas que não deve ser discutido só hoje. Devemos falar da consciência negra durante os 365 dias do ano e combater o racismo e as desigualdades”, falou o chefe do Executivo durante seu discurso.

O 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, o líder principal de um dos mais conhecidos quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares. O dia também serve para relembrar a luta dos negros na sociedade brasileira e o fim da escravidão.

Com o tema “Nossa História. Nossa Cultura. Nossa identidade”, a XV edição do “Novembro Negro”, realizada pela Prefeitura, possui um cronograma de atividades que acontecerão durante este mês e o início de dezembro. Confira abaixo:

– Feira de Economia Solidária

Data: 20 a 23/11

Local: Em frente ao bicicletário

Endereço: Largo de Osasco

– Sarau literário especial do Dia da Consciência Negra

Data: 21/11, das 14h às 17h

Local: CEU Camila Rossafa

Endereço: Rua Nelson Mandela, s/n – Jardim Primeiro de Maio

– Jardim sensorial e plantio de ervas medicinais

Data: 21 e 22/11, às 8h

Local: Parque Chico Mendes