Central 156

A população conta agora com mais uma forma de atendimento:trata-se da central telefônica, que pode ser acessada sob o código 156. O serviço já apresenta aos munícipes os principais serviços prestados por cada Secretaria, bem como local e horário de atendimento. O horário de atendimento é das 7h às 21h.

Através do contato com a Central o cidadão é direcionado ao melhor local de atendimento, reduzindo deslocamentos desnecessários e filas de espera, além de obter informações atualizadas sobre suas demandas, documentos,prazos de resposta, intervenções da Prefeitura em cada área da cidade – tudo com o controle de protocolo, que dá ao cidadão condições de acompanhar o trâmite até o atendimento de sua solicitação.

 

Mesa Municipal de Negociação Permanente

Instituída pelo Decreto 9472 de 15/09/2005, a Mesa se tornou o principal canal de comunicação entre os servidores e a Administração Municipal. Através das entidades sindicais, o funcionário pode discutir democraticamente assuntos pertinentes ao funcionalismo em reuniões ordinárias mensais. São pautados assuntos de interesse dos servidores, como a situação salarial, condições de trabalho, concessões de benefícios, legislação funcional e demais iniciativas que visam dar qualidade de vida ao trabalhador.

A Mesa é composta por representantes das Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Administração - sendo esta última, a pasta responsável por coordenar os trabalhos -, e representantes das entidades sindicais.

Além das reuniões ordinárias, atualmente, há diversos Grupos de Trabalho temáticos com agenda regular, para tratar das questões específicas de cada área de atuação.

Os avanços alcançados durante os últimos 7 anos para os servidores de Osasco são significantes e parte de um amplo projeto de resgate da dignidade do servidor público.

 

Infraestrutura

Instalação de sistema informatizado de acesso

                Através da instalação e modernização de catracas eletrônicas, o DSA está implantando o sistema de monitoramento de acessos ao Paço Municipal. Os crachás serão obrigatórios para a entrada e saída do edifício, inclusive para os visitantes,que deverão ser devidamente cadastrados.

Tal iniciativa se faz necessária tendo em vista a grande circulação de pessoas nas dependências da Prefeitura - em 2009, por exemplo,foram contabilizados 55 mil acessos apenas de visitantes –, e reassume o compromisso com a segurança e bem-estar dos servidores e da população, além degarantir a preservação do patrimônio público.

 

Melhoria nos sistemas de comunicação

                O Departamento de Serviços Administrativos, órgão subordinado à Secretaria de Administração, efetuou recentemente a readequação dos serviços prestados à Prefeitura de acesso à internet, além de reparos e ampliação no sistema de telefonia, implantando inclusive, serviços especializados de Telefonia Fixa Comutada (atribuição/manutenção de ramais adicionais e integração telefônica entre os órgãos da Prefeitura). Também ampliou e modernizou o sistema de telefonia móvel entre os agentes municipais. Estes sistemas permitem a racionalização dos custos e que as ligações efetuadas entre a rede da Prefeitura tenham custos bastante reduzidos, além de ganhar agilidade na comunicação e diminuição nos prazos de resposta.

 

Segurança do Trabalho

 

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

O Ministério do Trabalho e Emprego institui que todos os órgãos da administração direta e indireta, as empresas de capital privado,público ou misto, bem como outras instituições constituam grupos para orientar e fiscalizar os profissionais com o objetivo de prevenir ou minimizar os riscos de acidentes e doenças decorrentes do exercício de atividades profissionais

A CIPA está presente na Prefeitura de Osasco desde 2005, e tem por destaque a atuação direta em todas as unidades de trabalho. A participação dos funcionários é outro ponto que merece destaque:aproximadamente 7 mil votos foram computados na última eleição.

 

Prevenção de acidentes

Atendendo às normas de segurança vigentes, o Departamento de Serviços Administrativos efetuou a instalação de novos extintores de incêndio -além de providenciar a recarga e manutenção dos já existentes. As leis de segurança no trabalho também se fazem presentes com a aquisição de EPI’s –Equipamentos de Proteção Individual – e outras ferramentas de trabalho.

 

Convênios para Estágio

CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola

Através de convênio firmado com o CIEE, a Prefeitura de Osasco contrata estagiários de nível superior para prestação de serviços nas mais variadas áreas. O estágio remunerado configura uma importante forma de permitir ao estudante desenvolver os conhecimentos necessários à sua carreira.A prática do estágio agrega experiência profissional, contribuindo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

 

JUCO – Juventude Cívica de Osasco

Através de parceria com a JUCO, organização sem fins lucrativos que visa a educação civil e profissional de adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, a Prefeitura emprega atualmente cerca de 350 jovens. Todos eles trabalham em carga horária de 30 horas semanais (6h/dia), e recebem remuneração no valor de um salário mínimo, além de 13º salário e férias anuais.

 

Valorização doservidor

                Através de inúmeras iniciativas e parcerias, a atual administração promove, de forma gradativa e crescente, uma série de projetos visando a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários. Entre estes projetos estão:

 

Cartão Alimentação

Cada servidor da Prefeitura de Osasco, cuja remuneração não ultrapasse seis salários mínimos, recebe mensalmente um crédito, que pode ser utilizado diversos estabelecimentos como supermercados, padarias, açougues e mercearias para a compra de alimentos.

O sistema, conhecido como VISA Vale, foi implantado em junho de 2006, depois que estudos apontaram a adoção do sistema como mecanismo de evitar problemas de distribuição de alimentos, além de reduzir custos operacionais.

A liberdade de escolha dada ao servidor, além da praticidade proporcionada, também é uma forma de valorizá-lo: se antes os servidores eram obrigados a transportar as pesadas cestas básicas, agora podem escolher onde e como gastar os créditos, cujo valor já foi reajustado em cerca de 400% nestes quatro anos, passando de iniciais R$ 57,55 para R$ 220.

 

Restaurante do Servidor

O Restaurante do Servidor oferece diariamente aos funcionários refeições completas e balanceadas, com entrada, prato principal e sobremesa, sempre na hora do almoço.

O cardápio é variado: são 3 opções de salada, sopa, arroz,feijão, 3 tipos de acompanhamento e um prato principal, além de suco e 3 opções de sobremesa, tudo isso por apenas R$ 1,00 – valor este que é descontado diretamente na folha de pagamento do servidor, somente nos dias em que o servidor optar por almoçar no Restaurante.

Para aqueles que estão em dieta, seja ela médica ou nutricional, são oferecidas duas opções de cardápio light, que pelo mesmo preço traz opções mais saudáveis como arroz integral, carnes grelhadas ou prato de frutas. O cardápio light é certificado por instituições renomadas, como o Incor, e deve ser solicitado com um dia de antecedência.

Já às sextas-feiras os servidores contam com cardápio diferenciado, preparado no Espaço Gourmet, lá mesmo, no Restaurante doServidor.

O espaço é administrado pela empresa Puras, que serve pordia cerca de 1700 refeições aos servidores, número esse que inclui as refeições transportadas e servidas diretamente nas Regionais Norte e Sul.

 

Almoços temáticos

Com o intuito de incentivar o encontro e a boa convivência dos servidores, o Restaurante do Servidor promove almoços em edições temáticas que incluem, além de decoração do salão, um cardápio especial, quase sempre relacionados à datas comemorativas. Dentre as edições realizadas, destacam-se o almoço de Natal, que contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, a feijoada com telão durante a abertura da Copa do Mundo 2010 e o Almoço Junino,com direito à música ao vivo, brincadeiras, atendentes vestidos à caráter,comidas típicas e sorteio de brindes. Em outras edições, os servidores puderam saborear o cardápio italiano, pratos árabes, além de cardápios especiais para os Dias dos Pais, das Mães e no Dia Internacional da Mulher. A realização dos almoços temáticos é mais uma iniciativa da Secretaria de Administração visando transformar o espaço e horário de almoço, para proporcionar a integração e aconvivência saudável, em ambiente descontraído, para os servidores.

 

Desjejum

Preparado no Restaurante do Servidor e distribuído nas Regionais de Obras Norte e Sul e na Secretaria de Habitação, o desjejum é oferecido atualmente a cerca de 870 servidores, que iniciam suas atividades diárias bem preparados e dispostos. O café da manhã é composto por 2 pães e café com leite.

 

 

 

EVENTOS DE VALORIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Festival de Música

O Festival de Música do Servidor já conquistou espaço na agenda anual de eventos da Secretaria de Administração e tem atraído a participação de mais servidores. Seja concorrendo às premiações, seja prestigiando os colegas, o evento já se tornou um importante instrumento de interação entre os servidores de diferentes departamentos e secretarias. É uma oportunidade para reconhecer talentos e investir na convivência saudável entre funcionários, familiares e convidados.

 

Mostra de Artes

Iniciada em 2010, a Mostra teve a participação de servidores de diferentes áreas de atuação, que puderam mostrar seus talentos e habilidades artísticas.

Podem participar servidores que tenham trabalhos de artesanato, escultura, teatro, dança, pintura, fotografia e demais intervenções artísticas. Os trabalhos ficam expostos em locais de grande circulação, como na entrada do Paço Municipal, onde todos os munícipes podem apreciar as obras e conhecer a expressão de cada funcionário através da arte. É uma forma de evidenciar e humanizar a relação existente entre servidores públicos e cidadãos.

 

Olimpíadas

Com o intuito de promover a integração entre os servidores e de estimular a prática de atividades físicas, a Prefeitura do Município de Osasco, por intermédio das Secretarias de Administração e de Esportes,Recreação e Lazer organiza edições anuais das Olimpíadas dos Servidores.

São diversas as categorias de participação, como futsal,truco, atletismo, dominó, futebol de campo, tênis de mesa e vôlei, entre outros. Grande destaque do evento é a ação social de unir os servidores para arrecadar alimentos não perecíveis, destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

Em média, 2 mil servidores têm participado das atividadesque se estenderam além das competições: a partir da Olimpíada, diversos grupos de funcionários se organizaram para continuar a prática de esportes, de forma constante.

 

Mostra de Sabores

Cada servidor pode participar com a inscrição de uma receita, de sua preferência, que passa por uma pré-seleção para escolha dos pratos que serão elaborados, pelo próprio servidor inscrito, no Restaurante do Servidor.

Os pratos pré-selecionados, que serão elaborados, serão servidos em porções de degustação aos freqüentadores do Restaurante do Servidor. Ao final da Mostra, todas as Receitas serão reunidas na publicação do Livro de Receitas dos Servidores de Osasco.

 

Torneio de Pesca

O evento, organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Osasco e Região – SINTRASP, tem intuito de levar os servidores a um dia de integração, para exercício da Pesca. O locale scolhido tem toda a infraestrutura necessária para a prática, além de proporcionar às famílias diversas atividades durante o dia, com diversão e lazer.

 

 

Capacitação dos servidores

Eleito um dos maiores objetivos da atual administração, a capacitação de servidores constitui ferramenta importante para a melhoria –direta e indireta – no atendimento à população. Mais de 5 mil servidores das mais diversas áreas foram submetidos a cursos e treinamentos específicos desde 2009. Entre as áreas de interesse estão os segmentos de finanças, captação de recursos e contratos públicos, atendimento ao público, gestão de pessoas,segurança do trabalho, técnicas de redação para secretárias, capacitação para motoristas e copeiras e informática, sendo este último realizado nos Centros de Inclusão Digital da Prefeitura de Osasco, o que representa ainda a redução de custos operacionais, permitindo um número ainda maior de profissionais capacitados. A alfabetização de servidores é destaque entre os cursos, pois significa uma revolução na vida de cerca de 100 profissionais que puderam, a partir desta oportunidade, ampliar os horizontes como seres humanos e exercer livremente sua capacidade de expressão.

A prática de ministrar cursos in company também constitui ferramenta útil na otimização dos recursos, pois evita o deslocamento de grande número de pessoas - já que os cursos são ministrados nas instalações da Prefeitura.

Todos os cursos são realizados no período de trabalho e buscam desenvolver organização, capacidade de trabalhar em equipe, facilitação na resolução de conflitos e postura ética.

Os princípios seguidos pela formação são: o respeito aos Direitos Humanos e à Cidadania, a garantia de formação para o maior número de pessoas e o fortalecimento da identidade do servidor de Osasco.

 

Escola de Formação do Servidor

Para dar melhor estrutura aos cursos de capacitação organizados pelo DARH, a reforma administrativa da Secretaria de Administração previu, em sua estrutura, a criação da Divisão da Escola de Formação do Servidor que, a médio prazo, poderá ampliar ainda mais os ótimos resultados que tem sido alcançados pela equipe.

Os próximos passos da Escola são a estruturação de uma grade fixa de cursos, palestras e demais eventos de capacitação, para que o servidor possa se inscrever por iniciativa própria, além da preparação de conteúdo virtual e da biblioteca dos materiais utilizados para a formação.

 

Fundo de Valorização dos Servidores

O “Fundo Municipal de Valorização dos Servidores”, foi instituído pela Lei Nº 4490, DE 13 de julho de 2011, vinculado à Secretaria de Administração e visa constituir condições financeiras e gerenciais para implantação da política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos Servidores Públicos municipais.

São objetivos da política de Valorização, Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores Municipais, consolidar programa para capacitação e qualificação profissional e gerencial permanente dos servidores públicos municipais; Realizar eventos e projetos que favoreçam a integração dos servidores, no âmbito interno à administração pública e na relação com os munícipes; Desenvolver projetos que potencializem e direcionem as habilidades individuais às áreas de atuação mais adequadas; Implantar projetos que favoreçam a ampliação da qualidade de vida do servidor; Ampliar a eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; Avaliar e divulgar os resultados das ações de valorização, desenvolvimento e capacitação dos Servidores Municipais; Dotar a Prefeitura da estrutura física e de equipamentos necessários ao planejamento, implementação e avaliação dos projetos de valorização,desenvolvimento e capacitação.

O Fundo constitui o instrumental para captação de Receitas específicas para aplicação nos projetos de Valorização dos Servidores.

 

Parcerias – Edital de Chamamento Público

 

Além dos cursos oferecidos aos servidores, a Prefeitura de Osasco mantém, através da celebração de termos de parceria, vínculo com diversas instituições de ensino das mais diversas áreas. São cursos de idiomas,profissionalizantes, de nível superior e até de pós-graduação. Essa iniciativa,além de permitir aos funcionários desenvolver suas habilidades e competências nos âmbitos social, pessoal e profissional, acarreta a valoração dos seus rendimentos, pois aumenta seu poder de consumo graças à economia gerada com autilização dos descontos, que podem ser de até 50%.

A partir da publicação do Edital de Chamamento Público(acesse aqui) outros segmentos de empresa também poderão ofertar aos servidores, condições diferenciadas de acesso a mercadorias e serviços. Podem apresentar propostas empresas das mais diversas áreas, como comércio varejista e prestadores de serviços.

Para mais informações clique aqui


 

Financiamento de imóveis

Servidores interessados em financiar imóveis contam com benefícios exclusivos no Banco do Brasil: o convênio firmado com a prefeitura garante ao servidor as menores taxas de juros praticadas pelo banco, além de isenção nas tarifas de análise jurídica.

No www.bb.com.br é possível fazer o download de todos os formulários que devem ser preenchidos e levados diretamente a uma das agências do Banco do Brasil, onde maiores dúvidas podem ser solucionadas. Os endereços das agências e a lista de documentos necessários também podem ser consultados no site.

 

 

Empréstimo consignado

Os funcionários da prefeitura contam ainda com vantagens especiais na contratação de empréstimos. Os empréstimos consignados oferecem aos servidores taxas de juros menores em relação às praticadas no mercado,justamente porque são descontados automaticamente na folha de pagamento do servidor, de forma rápida e sem burocracia. Os empréstimos junto às instituições financeiras conveniadas podem ser de qualquer valor, desde que as parcelas somadas – quando houver mais de um empréstimo – não ultrapassem 30% do salário do servidor.