57 mil osasquenses obtiveram emprego com carteira assinada em 2020

  Osasco

Texto: Patrícia Bulbovas
Imagem: Divulgação

Em 2.020, 1.034 pessoas foram inseridas ou reinseridas no mercado de trabalho em Osasco por causa de políticas públicas voltadas à capacitação de mão-de-obra e/ou captação de vagas desenvolvidas pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), por meio do Portal do Trabalhador.

Os números correspondem somente à colocação feita pelo Portal do Trabalhador. No entanto, o número de contratados no município é maior, porque as empresas também fazem a contratação direta. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no ano passado 57.952 obtiveram registro em carteira de trabalho na cidade.

Além da oferta de vagas, os técnicos do Portal analisam os perfis pedidos pelo empregador e montam grades de cursos que capacitam profissionais com a demanda mais apresentada.

A SETRE também chama a atenção para o Recomeçar, programa social que já beneficiou mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a oportunidade de prestar serviço e ainda fazer curso de capacitação. Ao final de um período, essas pessoas saem com especialização em alguma área e são encaminhadas pelo próprio Portal do Trabalhador, quando possível, ao mercado formal de trabalho.

Além da intermediação de mão-de-obra, o Portal, que tem três unidades em Osasco e atende a população mediante agendamento pela Central 156, também oferece os serviços de orientação para obtenção da CTPS Digital, inclusão e atualização do CadÚnico, pedido de Seguro Desemprego, Bolsa Família e Osasco Integra, que atende pessoas em situação de rua, pessoas egressas do sistema prisional, pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, jovens em acolhimento institucional, jovens em medida socioeducativa, mulheres em situação de violência doméstica, imigrantes e refugiados, população LGBTQI+ e pessoas pertences às comunidades tradicionais, como indígenas, ciganos e quilombolas.

Se você faz parte desses públicos, poderá ser atendido/a no Portal do Trabalhador (unidades Centro, Norte e Sul) presencialmente. Na recepção do Portal do Trabalhador é só se identificar e solicitar uma senha para o Atendimento Geral – Projeto Osasco Integra.

Caso prefira e necessite de mais informações, entre em contato com a equipe técnica do Projeto Osasco Integra antes de comparecer a uma unidade do Portal do Trabalhador. O atendimento em orientação profissional pela Psicologia acontece de forma remota e poderá ser agendado pelo número e whatsapp 94287-3442, das 8h às 13h30.

Se preferir, envie um e-mail para: osascointegra.sdti@osasco.sp.gov.br, e informe seu nome e telefone que a equipe fará contato.

Serviço:

Portal do Trabalhador

Unidades

  • Centro: Rua Fiorino Beltramo, 300
  • Sul: Avenida João de Andrade, 1.778
  • Norte: Avenida Presidente Costa e Silva, 372

Atendimento mediante agendamento pela Central 156 ou pelo telefone 3651-7080).

 Osasco Integra

Serviço Social Centro:  whatsapp/celular 94287-4291, das 8h às 13h30.

Serviço Social Norte: 3653-1137, das 8h às 13h30.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo